Conselho Local da Vila União quer fixar médicos na Unidade de Saúde

06/11/2009

Autor: Marco Capitão - Jornalista - Prefeitura Municipal de Campinas

Com o objetivo de criar medidas que auxiliem na fixação de médicos nas unidades de saúde do Distrito Sudoeste, particularmente, no Centro de Saúde da Vila União (Caic), o Conselho Local do Centro de Saúde da Vila União, reunido na manhã desta quinta-feira, dia 5, na Prefeitura, elaborou uma carta endereçada ao secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, solicitando alteração, para o valor máximo, do Índice de Condição de Vida (ICV) para os servidores dessa unidade de saúde.

A carta, que foi subscrita pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, o médico Pedro Humberto Scavariello, solicita do secretário a "inclusão imediata do novo índice já no próprio concurso público". Segundo a enfermeira Andréia Nicioli, coordenadora do Centro de Saúde da Vila União, aumentar a remuneração dos servidores "pode ser uma medida importante para incentivar a permanência desses profissionais de saúde nessa localidade".

Pedro Humberto se comprometeu a direcionar esforços para a contratação emergencial de médicos e, ainda, para apressar as obras de construção do novo Centro de Saúde. A conclusão das obras está prevista para o início de 2010. Atualmente a unidade funciona no prédio da Emef/Supletivo Professor Zeferino Vaz (CAIC). "São medidas que, sem dúvida, deverão minimizar de maneira significativa os problemas enfrentados na Vila União. O Ideal é que haja um mínimo de rotatividade na área médica, pois não é correto o paciente encontrar sempre um médico diferente cada vez que volta ao Centro de Saúde", afirmou Pedro Humberto.

Participaram da reunião na sede do Conselho Municipal de Saúde, na Prefeitura, além de Pedro Humberto e da coordenadora Andréia Nicioli, a médica ginecologista do CS da Vila União, Ana Carolina Cividini Bozza, a diretora da Associação dos Moradores da Vila União e membro do Conselho Local (usuária), Neusa Nascimento, o membro do Conselho Municipal e Local, Marcos José Notaro, a conselheira (usuária) Oscarlina América Arruda, a funcionárias do Centro de Saude, Fátima Silva, a funcionária do Distrito Sudoeste, Salete Castelli, a apoiadora do Conselho Municipal de Saúde, Yara de Oliveira Corrêa e a coordenadora do Distrito Sudoeste, Deise Fregni Hadich.

Conselho Local da Vila União participou de reunião com membros do Conselho Municipal de Saúde