Conselho Municipal de Saúde avalia planta do futuro Instituto da Mulher

18/11/2009

Autor: Marco Capitão - Jornalista - Prefeitura Municipal de Campinas

Integrantes do Programa Saúde da Mulher reuniram-se na manhã da última terça-feira, dia 17, na Prefeitura, com membros do Conselho Municipal de Saúde para avaliar o projeto do futuro Instituto da Mulher, um centro de especialidades, dentro da rede municipal de saúde, voltado para a saúde da mulher.

A unidade será construída numa área de 2 mil metros quadrados ao lado do Hospital Municipal Mário Gatti, na bifurcação entre as avenidas Amoreiras e Faria Lima. O projeto, já aprovado pelo Ministério da Saúde, vai custar R$ 4 milhões.

Os recursos já foram empenhados pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que a unidade esteja concluída em 1 ano e meio.

O médico ginecologista Fernando Brandão, coordenador do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, explicou detalhes do projeto arquitetônico e adiantou que a nova unidade dará suporte à atenção básica por meio de diversos serviços ambulatoriais como cirurgia ginecológica, climatério, endocrinologia, esterelidade, mastologia, patologia cervical, planejamento familiar, promoção à saúde, sexologia, violência sexual e doméstica e uroginecologia.“Hoje, o que não é contemplado nas unidades básicas precisa ser encaminhado para a PUCC ou para a Unicamp.

Com esse instituto, a saúde da mulher vai ganhar em agilidade e qualidade”, afirmou o ginecologista.

Segundo ele, a novo unidade vai contar, também, com serviços de imagem, centro cirúrgico (Hospital/Dia) e posto de coleta de leite humano, além de serviços ambulatoriais especializados como mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea e Raio X.

No novo instituto, conforme explica Fernando Brandão, vai haver espaço para programas de atenção lúdica e de promoção à saúde que serão modelo para serem aplicados na atenção básica. Ele lembra que a unidade vai contemplar a mulher na sua integralidade, principalmente nas questões de cidadania.

Isto significa que, no local, a mulher vai poder se informar sobre os vários programas já existentes no município como geração de renda, banco da mulher, coordenadoria da mulher, assistência jurídica, habitação, delegacia da mulher e procurar o local onde o programa é executado para que possa se inserir nele quando tiver interesse.Participaram dessa reunião na Sala do Conselho Municipal de Saúde, além Fernando Brandão, a médica ginecologista Ivani Ribeiro, integrante do Programa de Planejamento Familiar da Policlínica II, a presidente do Centro de Vida Independente de Campinas (CVI-Campinas), Kátia Fonseca, Leonilda Bravo Cabrera e Maria de Lurdes Lemos Salvini, ambas do Conselho Municipal de Saúde.

O médico Fernando Brandão mostra detalhes da planta da nova unidade de saúde