Campinas prorroga campanha para teste rápido e gratuito de HIV

04/12/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou a Campanha Fique Sabendo, de incentivo ao teste de HIV, até o dia 15 de dezembro. O exame, gratuito e sigiloso, com diagnóstico rápido pode ser realizado nos dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do município, no Centro da cidade e na região Sudoeste. O resultado fica pronto em 15 minutos e é entregue à pessoa que fez o teste em, no máximo, uma hora.

O CTA do Centro fica na rua Regente Feijó, 637, Centro. O telefone é (19) 3236 - 3711. Já o CTA Ouro Verde fica junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde, na avenida Rui Rodrigues, 3434, próximo ao Terminal de ônibus Ouro Verde. As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 19h.

A campanha é uma iniciativa da Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids-SP, em parceria com Instituto Adolfo Lutz e com os Programas Municipais de DST/Aids.

A decisão de prorrogar a ação foi proposta pela Secretaria de Estado em função da importância do diagnóstico precoce para controle da epidemia e visando a busca de qualidade de vida para as pessoas vivendo com HIV/Aids já que, em caso de necessidade, o tratamento clínico é iniciado muito mais cedo.

Na rotina, além dos dois CTAs, todos os Centros de Saúde de Campinas realizam o teste, de forma gratuita e sigilosa. Porém, nestas unidades, o diagnóstico fica pronto em cerca de 10 dias.

Segundo a médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas, a campanha, iniciada dia 16 de novembro e prevista para estar encerrada dia 1° de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids -, está indo bem, com grande adesão da população.

“Nesta campanha, o teste rápido foi implantado no CTA do Centro de Referência de DST/Aids, na região central da cidade, em caráter experimental. Como o resultado foi bom, vamos manter. Trata-se de um avanço. Agora, a cidade tem dois serviços que realizam o teste de HIV com diagnóstico rápido”, disse a médica.

O Estado de São Paulo conta com 104 Centros de Testagem e Aconselhamento, entre eles 77 realizam teste rápido. Aproximadamente 2.000 unidades de saúde participam da Campanha Fique Sabendo 2009, com cerca de 30 mil profissionais da saúde de diferentes áreas (gestores, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório, administrativos, logística e transporte, entre outros) envolvidos na ação. No ano passado, 383 municípios participaram da iniciativa e foram realizados cerca de 120.000 testes, entre eles 7.000 testes rápidos. Para informar-se sobre os locais de testagem no Estado de São Paulo, acesse o site: www.crt.saude.sp.gov.br ou ligue para 0800 16 25 50