Campinas lança manual de orientações para Profissionais e clientes dos salões de beleza

14/12/2009

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas lança nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, o manual Beleza e Segurança, que orienta acerca dos cuidados com a saúde dos profissionais e clientes dos salões de beleza. O evento acontece às 18h30 no Salão Vermelho do Paço Municipal e vai reunir profissionais de saúde, cabeleireiros, podólogos, manicures, esteticistas e representantes das instituições de beleza.

O manual é resultado de um trabalho conjunto entre a Vigilância em Saúde Municipal e o Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas.

Para a confecção do documento final houve, também, apresentação da versão preliminar aos profissionais de salões e da Secretaria de Saúde com objetivo de adequar seu conteúdo e linguagem para torná-lo mais apropriado ao seu público-alvo.

Segundo a bióloga Elen Fagundes Telli, coordenadora da Vigilância Sanitária de Campinas, as boas práticas nos salões de beleza reduzem os riscos da transmissão de doenças e da intoxicação por produtos químicos.

De acordo com Elen, são agravos causados por vírus, incluindo a Aids e as hepatites; por bactérias, como furúnculos; por fungos, que atacam a pele e as unhas; e por parasitas, como piolhos. A intoxicação por produtos pode ser por tinturas, xampus, produtos para alisamento e outros, como o formol, que pode causar alergias e até a morte por choque anafilático – reação alérgica grave com dificuldade para respirar.

“O manual aborda a questão dos agravos, as normas de biossegurança com orientações sobre como o salão pode funcionar adequadamente em relação às condições de higiene, esterilização – inclusive apontando instrumentos que devem ser desinfetados e esterilizados e métodos de processamento -; etapas de manutenção e cuidados com produtos e utensílios; limpeza e higiene geral; vacinação dos profissionais; como procurar a Vigilância para tirar outras dúvidas e obter mais orientações; e legislação”, afirma Elen.

Além disso, informa sobre a vulnerabilidade das mulheres em relação à infecção pelo HIV e enfatiza a importância do uso do preservativo. A cartilha traz, ainda, um folder com orientações para os clientes com cuidados que devem ser observados e a importância de cada um ter seu próprio kit de manicure.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, o profissional do salão de beleza trabalha com a autoestima das pessoas e, muitas vezes, acaba criando uma relação de amizade com os clientes. Então, um dos objetivos é que este profissional aborde a importância do autocuidado que passa, inclusive, pelo uso do preservativo.

“Consideramos que este material trata-se de um grande avanço. Reforça o trabalho de orientação e educação em saúde que também é função da Vigilância Sanitária e a importância do autocuidado, das pessoas serem protagonistas no processo saúde/doença de desenvolverem a consciência sanitária”, diz Elen.