Prefeitura entrega novas instalações do CS Ernesto Hunovitch, na Vila Orozimbo Maia

15/12/2009

Autor: Denize Assis

O prefeito de Campinas, dr. Hélio de Oliveira Santos, e o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entregaram para a população nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, as novas instalações do Centro de Saúde da Vila Orozimbo Maia, na região sul da cidade. Instalada na rua Laerte de Moraes, ao lado do n° 161, a unidade passou a se chamar Ernesto Sierra Hunovitch em homenagem ao coordenador falecido em 2006 (leia abaixo).

O CS, construído no mesmo terreno que abrigava o antigo prédio, dobrou de tamanho e passou de 341,73 metros quadrados para 799,14 metros quadrados. A Prefeitura investiu R$ 1,4 milhões na obra.

A comunidade saudou com festa o início das atividades no novo prédio. Mais de 100 pessoas participaram da cerimônia de entrega, entre gestores e servidores da Saúde; secretários municipais da Prefeitura; usuários e seus representantes, por meio do Conselho Municipal de Saúde e das Associações de Moradores; integrantes da Câmara Municipal; e Organizações Não-Governamentais.

O secretário municipal de Saúde e o prefeito aproveitaram a ocasião para fazer um resgate da história da unidade, inaugurada em 1977.

“Trata-se de um grande avanço. Transformamos uma unidade com condições inadequadas em um prédio amplo, arejado, bonito com condições de receber dignamente a população, de prestar serviços de qualidade, com resolutividade, de forma humanizada”, disse José Francisco Kerr Saraiva.

Ele ressaltou a presença da ex-secretária de Saúde Carmem Cecília de Campos Lavras, primeira médica a atuar na unidade em 1977. E lembrou a atuação do médico Ernesto Hunovitch, que coordenou o CS de 2004 a 2006, quando faleceu.

O prefeito Dr. Hélio também ressaltou a justa homenagem a Ernesto Hunovitch e lembrou que a unidade está instalada numa ‘vila’ que leva o nome do 1° prefeito de Campinas, o dr. Orozimbo Maia, que administrou a cidade em duas gestões, em 1908 e em 1930.

“Avançamos muito na Saúde em Campinas. O orçamento para a área quase triplicou, de R$ 295 milhões, em 2005, para R$ 650 milhões, em 2009. E aumentamos o recurso com eficiência. Houve redução para menos de um dígito na mortalidade infantil, que hoje é de menos de 9 por 1 mil nascidos vivos. A esperança de vida aumentou e a média na cidade atualmente é de 4 pontos acima da média nacional. A comunidade tem que ter o que há de melhor no serviço público, com atendimento integral, em ambiente bonito. O Poder Público, ao entregar esta unidade hoje, está cumprindo sua obrigação e dever. A Secretaria de Saúde e sua equipe estão de parabéns”, disse.

O que mudou. Com as novas instalações, o Centro de Saúde Ernesto Hunovitch passou a contar com 13 consultórios; farmácia; almoxarifado; salas de vacina, de urgência e observação, de recepção, de reunião, de coleta de exames e eletrocardiograma; sala do núcleo de saúde coletiva (NSC) e da coordenação; refeitório; e banheiros, para funcionários e pacientes, inclusive para pessoas com necessidades especiais. Também foram adquiridos novos mobiliários e equipamentos.

A unidade conta com uma equipe de 65 profissionais. São quatro equipes de Saúde da Família. O CS Ernesto Hunovitch funciona de segunda à sexta-feiras, das 7h às 21h. O serviço, que atende entre 300 e 400 usuários por dia, é referência para uma população estimada em 25 mil pessoas de oito bairros da região sul da cidade.

A coordenadora da unidade é a enfermeira sanitarista Érika Cristina Jacob Guimarães Paixão. O CS conta com Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se todas as terceiras quintas-feiras do mês.

Primeira paciente. Dona Nair de Moraes Beraldo, dona de casa, residente no Jardim Carlos Lourenço, foi a primeira paciente do novo Centro de Saúde Ernesto Serra Hunovitch. A cerimônia de inauguração ainda não havia terminado quando ela foi atendida pelo médico de Família Carlos Lolo e pela auxiliar de enfermagem, Maria Helena Proteti.

Dona Nair, portadora de diabetes, foi levada ao novo CS pela sua nora, Jane Aparecida Santos Beraldo, após seu aparelho de medir a glicose no sangue indicar um nível acima do normal. No entanto, no Centro de Saúde, o doutor Carlos Lolo examinou a dona de casa e fez o diagnóstico. O nível de glicose estava ótimo, o problema era o aparelho de medição de dona Nair, que devia estar avariado. Mais tranqüila, a paciente, acompanhada de sua nora, voltou para casa devidamente orientada pela equipe de saúde.

“É muito tranqüilizador a gente saber que temos um Centro de Saúde perto de casa com toda essa estrutura e com profissionais tão dedicados para nos atender. Só temos a agradecer ao prefeito Doutor Hélio a atenção que a Prefeitura está dando para nossa região, sempre tão esquecida”, afirmou Jane Aparecida Beraldo.

Biografia. Ernesto Sierra Hunovitch era brasileiro. Nascido no mês de março de 1969, em São Paulo, Capital, estudou medicina em Cuba e cursou saúde da família na FCM/Unicamp. Atuou na Secretaria de Saúde entre 2000 e 2006. Era casado com a médica cubana Niurka, com quem teve um filho (Isaac), hoje com 8 anos. Ernesto morreu em Berlim (Alemanha), em 25 de outubro de 2006, de infarto. Deixou uma irmã, Isa Hunovitch.

Inteligente, solidário, Ernesto era um profissional competente, dedicado à saúde pública e era o profissional mais animado e empenhado com a ampliação e reforma do CS da Vila Orosimbo Maia.