Para Ivonilde, Concurso é uma Conquista do Conselho de Saúde

18/12/2009

Autor: Marco Capitão - Jornalista - Prefeitura Municipal de Campinas

"Esse concurso é uma vitória deste Conselho", afirmou Maria Ivonilde Lúcio Vitorino, presidente em exercício do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O anúncio da realização do concurso, que vai disponibilizar 624 vagas para os cargos de médico (principalmente Clínico e Saúde da Família), enfermeiro, auxiliar de enfermagem e técnico de Raio X foi feito pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, na noite desta quarta-feira, dia 16, durante a plenária do CMS, no Salão Vermelho da Prefeitura.

A autorização para a realização do concurso para as áreas da Secretaria de Saúde foi assinada na manhã de quarta-feira pelo prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial desta quinta-feira, dia 17, e o edital com os requisitos a serem cumpridos vai ser publicado ainda este ano. A expectativa é que as inscrições ocorram em janeiro e que os aprovados comecem a ser chamados em meados de fevereiro ou março.

"Desde 2007 temos insistido e lembrado, tanto ao prefeito como ao secretário de Saúde, da importância da realização desse concurso que, é oportuno destacar, acontece num momento em que a saúde pública de Campinas corre o risco, inclusive, de desassistência", disse Ivonilde. Ao destacar a importância do concurso, a presidente interina do CMS lembrou que em janeiro de 2010 começam a expirar os contratos temporários de cerca de 400 profissionais da área de saúde.

Com a mesma ênfase, a conselheira Ivone Mendonça reitera que a saúde teve um grande ganho com o anúncio da realização do concurso logo no início do ano. "Foi o melhor presente de Natal que a Prefeitura poderia ter dado a Campinas", disse Ivone. A conselheira fez parte do grupo de conselheiros que foi a Brasília, na última semana, participar da etapa nacional da Caravana em Defesa do SUS, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Campinas. "Fomos em Brasília exigir mais atenção do governo para com o SUS e este concurso, em Campinas, é uma prova de que o controle social é necessário para que nossas reivindicações sejam atendidas", afirmou.

Para o secretário de Saúde, Dr. Saraiva, "este concurso visa suprir a finalização do processo seletivo, emergencial, de 2007/2008 que vence a partir de janeiro. Trata-se de uma conquista, um grande avanço para garantir o acesso, qualificar e fortalecer a atenção básica, na qual 80% dos problemas de saúde podem ser solucionados". Segundo o secretário, para os cargos de técnico de farmácia, não previsto no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Prefeitura, e de motorista de ambulância, a Secretaria de Saúde vai providenciar a contratação por meio de uma instituição parceira.

Carta ao prefeito - No último dia 15 de dezembro, após deliberação do Pleno, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) encaminhou uma carta ao prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, na qual lembrava que "a realização do concurso ainda em 2009 é um compromisso assumido pelos gestores do Conselho Municipal de Saúde em reunião realizada em setembro deste ano". A carta coloca, também, que "o tema Recursos Humanos tem sido frequentemente discutido no Conselho Municipal de Saúde, destacando-se as reuniões realizadas em 28 de fevereiro e 18 de abril de 2007; 26 de agosto, 23 de setembro e 04 de novembro de 2009".

"Agora resta ao Conselho Municipal de Saúde redobrar a atenção e a mobilização para que as providências sejam tomadas com agilidade e para que esse concurso, tão importante para a saúde do município, ocorra com transparência e a tempo de suprir as ausências dos trabalhadores temporários que começam a deixar seus cargos no começo de janeiro", finalizou ivonilde.

Última plenária do ano atraiu bom público no Salão Vermelho na última quarta-feira