Encontro Catadores Encantadores reúne recicladores no Satélite Íris

20/12/2009

Autor: Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste, em parceria com os Centros de Saúde (CS) Satélite Iris e Ipaussurama, na região noroeste de Campinas, mobilizou mais de 50 pessoas na tarde desta sexta-feira, dia 18 de dezembro, no salão comunitário da Igreja São Francisco de Assis, no Jardim Satélite Iris, durante o 2° encontro do projeto Catadores Encantadores. Estiveram presentes profissionais de saúde e de outras secretarias municipais, assistentes sociais, recicladores e seus familiares.

Voltado para pessoas que trabalham com recicláveis, o evento tem o objetivo principal de discutir cuidados que estes profissionais devem ter para não propiciar a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Também visa fortalecer as articulações intersetoriais no poder público municipal para além do setor da Saúde em ações de promoção, prevenção e controle de doenças. Além disso, busca discutir a melhoria das condições de saúde no trabalho dos catadores.

De acordo com o supervisor de controle ambiental Wagner Roberto da Silva, do Distrito de Saúde Noroeste, o primeiro encontro aconteceu em outubro, no mesmo local. Desde então, os catadores são visitados periodicamente em seus locais de trabalho e de armazenamento dos materiais recolhidos. A visita é realizada pelos profissionais de saúde que atuam nas ações de combate à dengue no município. Nesta visitas são reforçadas as orientações e acompanhada a evolução do trabalho destes catadores.

Na programação do encontro de hoje foram incluídas palestras sobre formas de armazenar e agregar valor aos recicláveis. As palestras foram proferidas pelo secretário municipal de Emprego e Renda, Sebastião Arcanjo; pelo médico sanitarista Rubem Fialho Borges Filho, coordenador do Distrito de Saúde Noroeste; e por dois representantes de cooperativas - Reciclar e Antonio da Costa Santos.

Também houve sessão para esclarecer dúvidas, debate e um lanche de confraternização. Paralelamente, houve uma mostra fotográfica do processo educativo em curso com eles.

“Queremos que todos os participantes acompanhem a evolução deste trabalho”, afirmou Silva. Segundo ele, os catadores são estimulados a trabalhar da forma adequada por meio da dispensação de bags – grandes sacolões de ráfia para guardar os resíduos com capacidade de aproximadamente uma tonelada – que evitam que o material tenha contato com o solo e acumule água em seu interior.

Saiba mais. Os recicladores recolhem resíduos das casas e do comércio e juntam tudo num espaço, muitas vezes no próprio quintal. Mas é necessário ter uma quantidade grande de materiais para ser possível vendê-los ou destiná-los a uma cooperativa ou outros locais. Se estes resíduos não forem guardados em local coberto, ao abrigo da chuva e do sol, podem tornar-se importantes disseminadores do mosquito da dengue, dada a grande quantidade e variabilidade de materiais. Também podem se constituir em abrigos e atrativos para outros mosquitos, além de baratas, escorpiões, ratos, aranhas e outros. Portanto, estes materiais precisam estar depositados adequadamente.