Solicitações sobre animais abandonados crescem entre 30% e 40% nas férias, informa CCZ Campinas

22/12/2009

Autor: Denize Assis

As chamadas sobre animais soltos nas ruas aumentam entre 30% e 40% nas épocas de férias, Natal e final do ano, informou nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas.

Segundo Adriana Monteiro Beraldo, coordenadora administrativa do CCZ, muitos proprietários, sem ter onde deixar seus animais de estimação, acabam abandonando-os nas ruas. Isto expõe os animais a riscos de acidentes, assim como expõe a população.

Segundo Adriana, existem hotéis e Pet Shops que oferecem serviços de hospedagem. Para quem não pode pagar, a recomendação é que faça contato com vizinhos ou parentes para que eles cuidem dos bichos de estimação. Outra orientação do CCZ é que o animal nunca seja deixado amarrado sem ter condições de se alimentar ou tomar água. O CCZ lembra, ainda, que abandono de animais é crime, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais, 9.605/98, artigo 32.

“O direito de possuir um animal de estimação acarreta obrigações ao seu dono. Esses deveres do cidadão constituem-se no que chamamos posse responsável de animais”, afirma.

A estimativa do Instituto Pasteur é de que Campinas tenha hoje uma população de 150 mil cães. Deste total, entre 4% e 6%, de acordo com a estimativa, são animais ‘irrestritos’.

Em Campinas, em acordo com as ONGs que atuam com animais, o CCZ não faz captura de cães e gatos em área urbana, com exceção de animais mordedores ou em sofrimento em vias públicas. Esta condição – de não captura - só é possível porque Campinas tem situação epidemiológica que permite já que não são registrados casos de raiva em cães e gatos ou casos de leishmaniose visceral.

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde/CCZ, promove ações de educação em saúde, informação e mobilização social na linha de posse responsável com objetivo de sensibilizar as pessoas para que não alimentem animais de rua e não disponibilizem resíduos – que sirvam de alimentos - em locais inadequados.

O CCZ Campinas fica na rua das Sapucaias, 115, Vila Boa Vista, região norte . O telefone da unidade é o 3245-1219.

Volta ao índice de notícias