Centro Cândido / Fumec tem programação cultural de férias

30/12/2009

Autor: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde

O Centro Cultural Cândido / Fumec definiu sua programação especial para o mês de janeiro. A instituição abre na segunda-feira, dia 4 de janeiro de 2009, com atividades gratuitas voltadas a toda a comunidade. Este centro de convivência compõe a rede substitutiva de atenção em saúde mental da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas e integra a Rede Intersetorial dos distritos de Joaquim Egídio e Sousas, onde está localizado.

As atividades do Centro Cultural no mês de janeiro, de segunda a sábado, incluem aulas gratuitas de canto em coral, música para jovens, artes com tecidos, oficinas de artes em família, mosaico, decoupage com papel em lata, capoeira, movimento vital expressivo, reeducação alimentar, autoestima, meditação, sahaja yoga, encontro com a deficiência visual, culinária, culinária árabe, dança do ventre e feminilidade e ateliê livre de expressão.

O Centro Cultural Cândido / Fumec foi criado em parceria do Serviço de Saúde Dr. Cândido com a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e desenvolve suas atividades desde 1997. O Centro Cultural Cândido / Fumec tem parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) da Prefeitura de Campinas.

A Rede SUS Campinas da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas conta com 10 Centros de Convivência voltados à saúde mental da população. São eles: o Tear das Artes, a Casa das Oficinas – Casa de Cultura Tainã, o Centro de Convivência Toninha, o Bem Viver, o Rosa dos Ventos, o Portal das Artes, o Espaço das Vidas, o João-de-Barro, e o Centro de Convivência do Jardim Aurélia, além do próprio Centro Cultural Cândido / Fumec. No caso, o Portal das Artes, localizado no Jardim São Fernando (Rua Serra D’água, 166, telefone 3253-6881, e-mail artesnoportal@yahoo.com.br) também já tem programação para janeiro (confira texto no Portal da Prefeitura de Campinas: www.campinas.sp.gov.br ).

Mudança cultural

O médico psiquiatra Deivisson Vianna Dantas dos Santos, do apoio municipal de saúde mental da SMS explica que os Centros de Convivência são mais do que espaços para pacientes com transtornos mentais. “Eles têm um papel de integrar os usuários do SUS à comunidade, com crianças, com idosos, para promover uma mudança cultural, com diminuição do estigma e integração da comunidade”, afirma.

Segundo o médico da Secretaria da Saúde, as programações especiais de férias produzidas por algumas destas unidades são elaboradas por equipes de trabalhadores na Saúde que entendem o período de férias como favorável à integração da comunidade com as pessoas inseridas nos serviços: “É uma época muito boa, pois tem crianças em férias escolares, é quando as famílias se reúnem e as pessoas podem estar com maior disponibilidade para frequentar os espaços públicos que têm atividades”, disse Santos.

O médico psiquiatra destaca ainda o que considera como um dos mais importantes benefícios dos Centros de Convivência à população em geral, que é o fato de os Centros de Convivência funcionarem como opção acessível da população ao lazer relacionado ao consumo, como a frequência da população em shoppings e demais instituições que não têm caráter comunitário e de interesse público.

“E o mais importante é que os Centros de Convivência, diferentemente de outras unidades, funcionam em torno da saúde e não da doença”, ressalta o medico psiquiatra Deivisson Vianna Dantas dos Santos, da Secretaria da Saúde. Neste mês de dezembro, por exemplo, o Centro Cultural Cândido / Fumec já promoveu programação especial voltado às férias e à conclusão dos trabalhos desenvolvidos em 2009.

No caso, o destaque foi a capoeira, uma ferramenta utilizada para convivência de usuários dos serviços públicos e parceiros do SUS. Durante três dias, da sexta-feira, 18, até o domingo, dia 20, usuários do Cândido Ferreira, de outros serviços de saúde mental da Secretaria e das comunidades à região do distrito de Sousas participaram do XII Festival de Capoeira, realizado por meio da parceria da Secretaria com o Cândido.

Quebra do isolamento

A primeira atividade foi o “Aulão de Capoeira”, ao ar livre, na Praça Beira Rio. No sábado foi realizado o “Batizado” e uma “Troca de Graduação”, em um estabelecimento de Sousas. No domingo, dia 20, o encerramento foi durante a manhã, novamente na Praça Beira Rio, onde foi realizada a “Roda de Encerramento”.

O Grupo de Capoeira do Centro Cultural Cândido/Fumec funciona como atividade de convivência para cerca de 30 alunos fixos que são encaminhados pelo próprio Serviço de Saúde Doutor Cândido Ferreira, pelos Caps (Centros de Atenção Psico-Social) da rede de Saúde Mental de Campinas, além de pessoas da comunidade de Sousas e região que buscaram espontaneamente o Centro Cultural.

Para um dos mestres de capoeira ligados ao projeto, o engenheiro mecânico Edson João da Silva, que trabalha voluntariamente no Centro Cultural, o momento de realização das atividades “é de uma emoção muito forte”. “Trabalho como voluntário do Cândido há 10 anos e vejo hoje que os alunos, usuários do Cândido ou dos Caps, participam das aulas, depois vão para casa e vivem como qualquer outra pessoa, pois agora eles mesmos se sentem como sociedade, quebraram o isolamento”, avalia o professor de capoeira.

O Centro Cultural Cândido/Fumec é uma unidade fruto da parceria entre o Cândido Ferreira, a Secretaria Municipal de Educação, através da Fumec e a Secretaria de Saúde de Campinas. O objetivo desse espaço é oferecer o direito à alfabetização, convivência social e cultural, não só aos usuários de saúde mental como para toda comunidade local. O Centro Cultural Cândido / Fumec fica na Rua Artur Teixeira de Camargo, 282, no Centro de Sousas. O telefone é 3258 – 7322. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 9h30 às 12h30. O e-mail é c.cultural@candido.org.br e o site é: www.candido.org.br .

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE JANEIRO DO CENTRO CULTURAL CÂNDIDO / FUMEC

Segunda-feira

13h30 às 14 horas - Coral
14horas às 16 horas – Oficina de Mosaico
14h às 15h – Movimento Vital Expressivo
15h30 às 16h45 – Reeducação alimentar
17h às 18h30 – Oficina de Música para Jovens
17h15 às 18h30 – Autoestima
17h15 às 18h30 – Oficina Artes em Família
18h45 às 20h15 – Meditação – Sahaja Yoga

Terça-feira

13h30 às 15h – Iluminando: encontro com a deficiência visual
14h às 16h – Artes com Tecido
18h às 22h – Capoeira

Quarta-feira

8h às 8h30 – Coral
9h às 10h – Movimento Vital Expressivo
9h às 11h – Decoupage com Papel em Lata

Quinta-feira

14h às 16h – Culinária
18h às 22h – Capoeira

Dia 07

14 horas – Culinária árabe
16h – Workshop: Dança do Ventre e Feminilidade (trazer seu kit de maquiagem)

Sexta-feira

14h às 16h – Ateliê Livre de Expressão
17h às 18h – Dança do Ventre
18h às 19h – Dança do Ventre para adolescentes (a partir de 13 anos)

Sábado

9h30 às 12h30 - Capoeira

Volta ao índice de notícias