Campinas e Florianópolis unem-se para combater a obesidade infantil

01/12/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Campinas e Florianópolis iniciaram ontem a elaboração de um projeto de combate à obesidade infantil que servirá de referência, pelo Ministério da Saúde, para a implantação em todo o País. Na tarde de ontem, no Salão Azul da Prefeitura de Campinas, o secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, recebeu a visita do secretário municipal de Saúde da capital catarinense, João José Cândido da Silva. Juntos, para uma platéia composta por representantes da Comissão Gestora do Programa Municipal de Alimentação Escolar, além de profissionais da área da Saúde, Esportes e Educação, apresentaram as ações que são desenvolvidas em suas respectivas cidades.

O encontro foi aberto pela nutróloga Isabela de Carlos Giuliano, docente do Departamento de Pediatria e de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina e diretora do Departamento de Cardiopediatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que apresentou a “Experiência de Florianópolis no Controle da Obesidade Infantil: Projeto Floripa Saudável 2040”.

Em seguida, José Francisco Saraiva mostrou aos presentes a experiência da Prefeitura de Campinas no trabalho de prevenção e tratamento da obesidade na infância e na adolescência, com o projeto chamado “Educação para uma Vida Saudável”. A iniciativa campineira já está sendo desenvolvida em escolas públicas municipais e conta com a participação das secretarias municipais de Educação e de Esportes e da Ceasa, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

Representantes das secretarias de Florianópolis e Campinas voltam a se reunir esta semana para finalizar e encaminhar um documento oficial ao Ministério da Saúde com os principais pontos dos dois projetos. “É um trabalho que já deveria ter sido iniciado, por isso pretendemos concluir a avaliação, ainda esta semana, dos hábitos de cerca de 6 mil crianças em Campinas. É sempre importante lembrar que, no Brasil, morrem cerca de mil pessoas por dia de doenças cardiovasculares e que a obesidade é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração”, afirmou doutor Saraiva.

O secretário ressaltou que a ação, em Campinas, inclui atividades físicas e dieta adequada como forma de prevenir o sobrepeso e a obesidade. Envolve, ainda, prevenção ao uso de drogas, álcool e tabagismo e ações de informação e educação voltadas para alunos, familiares, educadores e toda comunidade escolar.

Em sua explanação, Isabela de Carlos Giuliano disse que 40% das crianças do Ensino Fundamental de Florianópolis estão acima do peso ideal. “Nosso projeto conta com a parceria do Programa de Saúde da Família e com o envolvimento de diversas secretarias que cuidam da merenda escolar, de manter contato constante com os pais, promover palestras e balancear a merenda escolar”, relatou Isabela.

Participaram da reunião desta terça-feira, no Salão Azul, no 4º andar da Prefeitura, além dos dois secretários municipais de Saúde e da nutróloga de Florianópolis, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campinas, Pedro Humberto Scavariello, o diretor da Ceasa, José Marcos Velasco, o diretor de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Adail de Almeida Rollo, além de outras autoridades municipais.