Visa realiza bloqueio contra a raiva em quatro bairros de Barão Geraldo

01/12/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Neste sábado, 4 de dezembro, a partir das 8h30, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde (Visa) do Distrito Norte de Campinas, realiza um bloqueio contra a raiva no Distrito de Barão Geraldo. O trabalho de imunização de cães e gatos será concentrado nos bairros Santa Izabel, Vila Independência, Jardim América e Vila Burato. Em 2010, nesses quatro bairros vizinhos, foram diagnosticados sete morcegos contaminados com o vírus da raiva.

Para este bloqueio as vacinas contra a raiva foram adquiridas pela SMS de um laboratório que não teve participação na campanha suspensa pelo Ministério da Saúde, em 7 de outubro deste ano. Na ocasião a campanha nacional foi interrompida após resultados preliminares indicarem efeitos adversos em animais vacinados.

O bloqueio deste sábado em Barão será realizado no sistema de vacinação domiciliar, casa a casa, que inclui, ainda, censo da população canina e felina e a intensificação de ações educativas, como preconiza o Instituto Pasteur, para áreas onde são encontrados morcegos contaminados. A médica veterinária Tosca de Lucca, da Vigilância em Saúde Norte, explica que o morcego não hematófago, aquele que se alimenta de frutas e insetos, pode ser um transmissor da raiva.

“As pessoas jamais devem tocar em um morcego morto ou vivo. Quando um morcego está com alteração de comportamento (vôo diurno, aqueles encontrados caídos no chão ou pendurados em locais com incidência direta de luz solar) é um indício de que ele pode estar com raiva. Nessas situações os morcegos tornam-se presas fáceis para cães e gatos, que é quando acontece a transmissão. Por isso – frisa a médica veterinária - a população precisa agir corretamente nesses casos; devem ligar para o CCZ para receber todas as orientações pertinentes ao caso.

Tosca lembra, todavia, que a vacinação é apenas uma das estratégias utilizadas para o controle da raiva. Segundo ela, a população precisa fazer sua parte para evitar que a raiva volte a ocorrer nos cães e gatos. O último caso de raiva em humanos no município foi registrado em 1981 e os últimos casos de raiva em cão e gato foram registrados respectivamente em 1982 e 1999. “A Lei Municipal 7389/94, em seu artigo 10, com relação aos pequenos animais, deixa claro que os proprietários de cães e gatos ficam obrigados a mantê-los adequadamente domiciliados e imunizados contra a raiva".

Tosca de Lucca inclui, entre as medidas ao alcance do cidadão para auxiliar no controle da doença, manter seu animal de estimação em casa; utilizar coleira e guia nos logradouros públicos; procurar o Centro de Saúde imediatamente após ser mordido ou arranhado por animais domésticos e nunca tocar em morcegos vivos ou mortos. “Sempre que encontrar morcegos no chão ou pendurados em locais não habituais, não tocar e ligar imediatamente para o CCZ pelo telefone 3245-1219. Apenas o contato com o morcego já é suficiente para a transmissão da raiva aos seres humanos”, adverte a veterinária.

Desde o início de 2010, de acordo com números apresentados pelo Distrito Norte, foram realizadas oito atividades de bloqueio, oportunidade em que 4.470 imóveis foram visitados em Barão Geraldo, a região de Campinas com maior incidência de morcegos contaminados.

Para se ter uma idéia, em todo o município, neste ano, foram registrados 18 casos de morcegos contaminados, sendo que 13 aconteceram em Barão Geraldo e destes, sete estão concentrados nos bairros incluído neste bloqueio. “Por isso essa região recebe uma atenção especial, com campanhas em escolas, empresas de lanches fast food e com a população em geral”, enumera Tosca.

Esse trabalho de conscientização, no entender da médica veterinária, tem surtido efeito. Ela dá como exemplo o fato de que 50% das amostras de morcegos encontrados, em Campinas, mortos ou em situação de risco, e levados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são oriundos da região norte da cidade.

Saiba mais. A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose. É causada por um vírus e, quando a doença se manifesta, é letal tanto para os homens quanto para os animais. Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.