Saúde promove neste final de semana mutirão para prevenir câncer de pele

03/12/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Neste final de semana, 4 e 5 de dezembro, das 9h às 15h, no Largo do Rosário, centro da cidade, Campinas promove o Tour de Prevenção ao Câncer de Pele. A iniciativa, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, por meio do 5º Distrito Dermatológico, em parceria com o Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC de Campinas, e o Hospital das Clínicas da Unicamp, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde tem a proposta de oferecer à população que circula pela praça avaliação clínica da pele, orientações sobre os cuidados com a exposição solar e a importância da prevenção e da descoberta precoce da doença.

A médica sanitarista Valéria Vendramini, coordenadora municipal da área de Especialidades, esclarece que todas as pessoas examinadas que apresentarem lesões suspeitas serão encaminhadas às unidades de referência. Ele ressalta que o diagnóstico precoce é determinante para garantir resultados positivos com o tratamento. “A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países como o Brasil, de clima quente, são os de maiores riscos para a pele. Portanto, a população bem orientada e ciente desse risco tem mais chance de se cuidar e, desta forma, diminuir a incidência da doença”, garante a médica.

Valéria lembra, ainda, que o autoexame pode contribuir bastante para o diagnóstico precoce. “Se a pessoa notar qualquer coisa diferente na pele como lesão em formato de nódulo cor-de-rosa, avermelhado ou escuro, de crescimento lento mas progressivo, qualquer ferida que não cicatriza em quatro semanas, pinta de crescimento progressivo com coceira, sangramento ou mudança nas suas características como tamanho, coloração ou consistência ou qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura ou tamanho deve procurar um profissional de saúde para avaliação”, orienta Valéria Vendramini.