Projeto de Saúde Bucal beneficia 400 crianças no Parque Oziel e Monte Cristo

07/12/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Foi apresentado neste sábado, 4 de dezembro, na Oficina Educação, Arte e Cultura da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEF) Oziel Alves Pereira, no Parque Oziel, na região sul da cidade, o Projeto Ações em Saúde Bucal, desenvolvido em parceria entre a EMEF e o Centro de Saúde do Parque Oziel . A iniciativa tem por meta melhorar a saúde bucal de cerca de 400 crianças de 6 a 9 anos dos bairros Oziel e Monte Cristo, que frequentam até a 3ª série do Ensino Fundamental da Escola.

Na Oficina Educação, Arte e Cultura da Escola Oziel Alves Pereira, onde são apresentados os principais projetos educacionais desenvolvidos naquela instituição de ensino durante o ano, a dentista do Centro de Saúde do Parque Oziel, Rosângela Queiroz, que idealizou o Ações em Saúde Bucal, explicou que as atividades com as crianças são desenvolvidas durante um dia por mês, em uma aula de 40 minutos.

As aulas de Saúde Bucal são ministradas com o apoio da professora de Artes da Emef, Luciana Batalha. “Durante esses quarenta minutos procuramos desenvolver atividades lúdicas com essas crianças, como jogos, brincadeiras, teatro e arte, ferramentas motivadoras que favorecem mudanças de hábitos. Conversamos sobre saúde bucal, escovação e alimentos que favorecem o aparecimento de cáries, que são os doces, balas e excesso de carboidratos”, explica Rosângela.

Sobre a importância desse projeto para uma região carente de recursos como o Parque Oziel, Rosângela esclarece que a cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa, oportunista, de caráter multifatorial e que o processo social tem um peso na sua incidência e controle. “A população dessa região do Parque Oziel, Monte Cristo e Jardim do Lago 2, apresenta um quadro bem desanimador em relação ao perfil epidemiológico da cárie”, constata.

A dentista do Centro de Saúde ressalta que, apesar de inúmeros avanços já conseguidos na região, sua intenção e procurar avançar ainda mais com essa parceria entre saúde e educação. “Nossa proposta – planeja - é estender esse projeto para todos os bairros da região mais ao sul da cidade, sempre com a parceria Saúde/Educação e com a participação dos pais dos alunos e da comunidade”.

Segundo a dentista, esse projeto chega para reforçar as ações já programadas pelo Ministério da Saúde, que incluem escovação supervisionada com flúor, semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo e mensalmente no terceiro mês. Esse mesmo projeto permite que as crianças recebam periodicamente escovas dentais gratuitas.

“Os programas educativos e preventivos na escola são importantes e devem ser adequados à realidade da população, uma vez que a saúde é um relevante medidor de qualidade de vida. O ambiente escolar é um espaço adequado ao desenvolvimento de programas como esse, de higiene e saúde bucal pelo fato de agrupar crianças em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas”, argumenta.