Prefeitura participa do III Congresso Paulista de Medicina da Família e Comunidade em Águas Lindoia

10/12/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contribuiu com seis trabalhos no III Congresso Paulista Medicina da Família e Comunidade, realizado de 2 a 5 de dezembro, em Águas de Lindoia, organizado pela Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC) e que contou com 750 pessoas inscritas e 318 trabalhos inscritos.

Zeliete L. L. Zambon, coordenadora do Centro de Saúde Jardim Itatinga e presidente do III Congresso Paulista Medicina da Família e Comunidade, explica que este ano o evento teve um caráter multiprofissional e foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Enfermeiros de Saúde Coletiva, entre outras entidades. Segundo Zeliete, o evento em Águas de Lindóia foi importante para avançar nas práticas da Atenção Primária à Saúde (APS).

O Congresso teve como tema: Estratégia Saúde da Família - A Atenção Primária a Saúde (APS) que Queremos . Dentro desse tema foram preparadas mesas redondas para enfocar os três eixos das discussões de todo o congresso: “Estratégia Saúde da Família - da teoria a prática”, “A APS que queremos” e, finalmente, “Como formamos profissionais para atuar na APS que queremos”.

Conforme explicou Zeliete L. L. Zambon, “o Congresso contou com a participação de palestrantes de grande importância para a saúde pública de nosso país, além de convidados internacionais do Canadá e Portugal. Como palestrantes de Campinas vale destacar a participação do diretor de Saúde de Campinas, o médico Adail de Almeida Rollo, que falou sobre Redes de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidado".

Pela cidade de Campinas participaram representantes de funcionários dos Centros de Saúde, Distritos, Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, funcionários do nível central da Secretaria Municipal de Saúde e universidades.

No estande reservado para Campinas foram expostos diversos trabalhos como Protocolos da Saúde da Criança e Adolescente, da Mulher, Botica da Família, experiências exitosas na área da Saúde Integrativa, Assistência Farmacêutica, combate à dengue, Centro de Referencia em Reabilitação (CRR), Centro de Referencia em DST/AIDS, Disque 160, Fundo Municipal de Saúde, Saúde do Idoso. També, foram levados para o Congresso os vídeos institucionais produzidos pela Secretaria Municipal de Saúde.