Visa norte promove ação contra a dengue em condomínio de empresas

21/12/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, uma ação contra a dengue no Techno Park. Trata-se de um condomínio com 54 empresas de grande porte e de diversas atividades, localizado na Rodovia Anhanguera próximo à Vila Padre Anchieta, no limite com Sumaré. A ação envolve 47 profissionais entre supervisores de dengue, ajudantes de controle ambiental e motoristas.

Neste local trabalham aproximadamente 3,5 mil pessoas, inclusive de municípios vizinhos, o que torna a ação estratégica e oportuna do ponto de vista tanto do controle da doença (epidemiológico) como do combate ao mosquito (entomológico). O fluxo de pessoas é grande o que torna o local um estabelecimento especial, diz o supervisor geral de dengue Roberto Ribeiro de Souza, da Visa Norte.

Roberto informa que a transmissão da dengue não foi interrompida na Região Metropolitana de Campinas, o que demanda o reforço das atividades de informação, comunicação e mobilização social e de eliminação de criadouros do mosquito. “Todo empenho é fundamental para garantir o controle da doença”, afirma.

Durante a ação, as equipes de saúde promovem vistorias nas empresas com o olhar voltado a identificar e inviabilizar focos do mosquito e orientar responsáveis sobre os devidos encaminhamentos e procedimentos para reduzir o risco da doença. Também é distribuído material informativo.

Segundo o supervisor, os criadouros mais comuns no condomínio são materiais que ficam expostos no tempo fora das empresas. Em alguns locais, os responsáveis cobrem os materiais com lona e a lona também pode acumular água e criar o mosquito.

“Em um dos endereços visitados na manhã de hoje, uma transportadora, a quantidade de larvas chamou atenção. Nossa orientação é que, após a chuva, os cuidados com material exposto ao tempo sejam redobrados. Outro problema identificado no local é em relação às construções com materiais deixados do lado de fora, como carrinhos de mão, latas e outros recipientes que acumulam água”, afirma Roberto.

Este ano, em Campinas, foram registrados 2.563 casos de dengue. Duas pessoas morreram de complicações da forma hemorrágica da doença.

Volta ao índice de notícias