Oficina aponta prioridades da saúde para o próximo período

27/12/2010

Autor: Denize Assis

A secretaria de Saúde de Campinas reuniu nesta quinta-feira, dia 23 de dezembro, diretores de todas as áreas da pasta durante a Oficina de planejamento estratégico que teve como objetivo apontar as prioridades para o setor nos próximos dois anos.

A reunião contou com a participação do secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, do secretário-adjunto de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, e do diretor municipal de Saúde, Adail Rollo. O evento ocorreu durante todo o dia, na sede do Distrito de Saúde Norte.

Foram definidos objetivos estratégicos para o próximo período. Estes objetivos estão alinhados com as diretrizes do Gabinete do Prefeito, de inclusão social e de priorizar primeiro os que mais precisam. Também foram apontados responsáveis para detalhamento das metas de cada objetivo.

“Na sequência da reunião do secretariado municipal, elencamos as metas pactuadas com o Gabinete do Prefeito e, a partir do orçamento, das obras de infraestrutura e da reposição de recursos humanos, vamos atuar com a diretriz de qualificar a atenção aos usuários do SUS. Além dos programas já em execução, elencamos várias ações”, disse o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. O secretário informou que a previsão orçamentária para 2011 é de R$ 807 milhões.

Entre as prioridades discutidas na reunião, constam a promoção da saúde da criança e do adolescente; promoção da saúde do idoso e do homem; atenção integral à saúde da mulher, considerando as questões de cidadania; implementação da rede de enfrentamento de álcool, crack e outras drogas; redução dos indicadores das doenças endêmicas e epidêmicas; redução da mortalidade materna e infantil; redução das doenças cardiovasculares; prevenção da obesidade na infância e adolescência; melhoria da eficácia da gestão com o uso adequado de recursos para implantação do plano de obras; criação da fundação pública de direito privado; atenção às urgências e emergências; melhoria da comunicação interna e externa, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

No início de 2011 será realizada uma outra reunião, com responsáveis por cada uma das ações.