Entrega de viaturas adaptadas marca Dia da Pessoa com Deficiência em Campinas

02/12/2011

Autor: Denize Assis

O prefeito Demétrio Vilagra e o secretário municipal de Saúde, Adílson Rocha Campos entregaram nesta sexta-feira, dia 2 dezembro, ao Centro de Referência em Reabilitação (CRR) e ao Centro de Referência do Idoso (CRI) de Campinas duas viaturas adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência.

O evento marca o início das atividades da Prefeitura de Campinas para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. A programação também inclui a inauguração de um semáforo para deficientes visuais, neste sábado.

A abertura do evento reuniu secretários municipais; presidentes de autarquias; profissionais de saúde; gestores municipais e das instituições parceiras da Secretaria de Saúde; usuários dos serviços de Reabilitação e do CRI e seus familiares; a coordenação do setor de transportes da Secretaria de Saúde e motoristas.

Também participaram da cerimônia a coordenadora do Programa Municipal de Reabilitação de Campinas, Maria Luíza Ardinghi Brollo; a coordenadora do CRR, Maria Rodrigues Naves; e a coordenadora do CRI, Carolina Belo Rodrigues.

As novas viaturas representam um grande ganho para os usuários, já que são mais seguras e confortáveis. Também possuem plataforma hidráulica e serão dirigidas por motoristas que foram capacitados para a função.

A adaptação dos carros é fruto de uma construção coletiva, intersetorial e interdisciplinar, que reuniu profissionais de saúde, da área de transportes, usuários e a equipe de terapeutas ocupacionais e assistente social do CRR.

“A Política de Reabilitação de Campinas é resultado de múltiplos movimentos e longa mobilização, de muitos atores sociais e institucionais. Esta política tem se consolidado de forma mais contundente neste último período e mostra que Campinas de fato reconhece a necessidade de responder às complexas questões que envolvem a atenção à saúde das pessoas com deficiência”, disse o prefeito Demétrio.

O secretário Adílson Rocha Campos afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem tido uma marca importante no sentido da acessibilidade. Ele ressaltou a importância do CRR e do CRI e afirmou que todo o trabalho nestas áreas não teria sucesso se não existisse o esforço dos gestores, trabalhadores e usuários e o apoio dos parceiros.

“Campinas merece colher os frutos da política de reabilitação. A viabilização deste trabalho deve-se a uma conjugação de esforços que teve início com a vontade política dos gestores do SUS em responder positivamente às reivindicações e movimentos sociais de pessoas com deficiência. Também deve-se aos parceiros potenciais. A cidade cresce quando, de forma articulada e integrada, atua para a progressiva inclusão das pessoas com deficiência em suas comunidades, para o exercício da cidadania e vida social”, disse o secretário de Saúde.

Adílson ressaltou a parceria da Saúde com as secretarias municipais e com as entidades filantrópicas e educacionais envolvidas na política de reabilitação, como Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Campinas (Apascamp), Fundação Síndrome de Down, Associação de Equoterapia de Campinas e todos os movimentos organizados representantes das pessoas com deficiência.

Avanços.

Um dos usuários do CRR, Washington da Conceição Moura, de 35 anos, afirma que Campinas tem avançado muito no setor público em relação à política de reabilitação. O transporte público tem melhorado e hoje a pessoa com deficiência chega a todos os lugares com facilidade. “Ainda há muitos desafios, mas a entrega destes veículos mostra que o município tem o olhar para a inclusão da pessoa com deficiência”, disse.

Washington sofreu um acidente de trabalho e ficou tetraplégico aos 17 anos. Ele foi uma das pessoas que colaborou na elaboração dos novos veículos, apontando as principais dificuldades que o portador de deficiência encontra ao ser transportado. Um dos diferenciais, segundo ele, é que nos novos veículos as cadeiras ficam de frente e não mais de lado.

A assistente social do CRR, Syzila Silveira Andrade disse que, através do transporte adequado, a pessoa com deficiência também consegue se reabilitar nas áreas social, cultural, profissional, de lazer, esportes e educação. “Esse acesso ao serviço faz com que as pessoas consigam se reabilitar em todas as áreas e sejam incluídas socialmente”, disse.

Em média, por dia, 30 pacientes do CRR dependem de transporte adaptado. Estas pessoas também contam com o transporte do Programa de Acessibilidade e Inclusão (PAI), da Emdec, e com o Serviço de Atendimento Especial e Crônicos (SAEC) do Samu/192.

Direitos no SUS.

Toda pessoa com deficiência tem o direto de ser atendida nos serviços de saúde do SUS, desde os Centros de Saúde até os Serviços de Reabilitação – no caso de Campinas o Centro de Referência em Reabilitação - e hospitais. Tem direito à consulta médica, ao tratamento odontológico, aos procedimentos de enfermagem, à visita dos Agentes Comunitários de Saúde, aos exames básicos e aos medicamentos distribuídos pelo SUS.

O Centro de Reabilitação de Campinas, localizado na avenida Atílio Miato, 210, em Sousas, conta com equipe multiprofissional e trabalha de forma interdisciplinar, envolvendo as famílias, as unidades básicas de saúde e as comunidades, buscando recursos locais que facilitem o desenvolvimento integrado de processos de inclusão da pessoa com deficiência. O telefone da unidade é 3258-6011.

Dados do Censo do IBGE mostram que, em Campinas, 15% da população têm algum tipo de deficiência ou incapacidade.