SAMU participa de simulados de acidentes nos aeroportos de Viracopos e Amarais

06/12/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Gerência de Segurança da Infraero, por meio da Coordenação de Salvamento e Combate a Incêndio, com apoio do SAMU 192, promove na manhã desta quarta-feira, dia 7, no Aeroporto Internacional de Viracopos, um Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC).

No dia 14, quarta-feira, outro simulado está programado no Aeroporto dos Amarais , no período noturno. Ambos os simulados têm a proposta de aperfeiçoar o sistema de prevenção de acidentes aeronáuticos, preservar vidas e minimizar as consequências de um acidente aeronáutico grave, em atenção às normas e recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), às recomendações da Aeronáutica e da própria Infraero.

O treinamento vai contar com a participação dos profissionais que trabalham na Central de Regulação, que terão a oportunidade de assistir e entender como se procede o atendimento, desde o acionamento , atendimento , estabilização, organização local e regulação das vítimas.

O médico José Roberto Hansen, coordenador do SAMU 192, explica que o simulado no Aeroporto dos Amarais mostrará uma situação diferente da de Viracopos, uma vez que trata-se de um aeroporto de aeronaves de pequeno porte, mas com fluxo de voos intensos.

“Além disso, o aeroporto é autorizado para decolagens e pousos sob visão direta, isto é, eles não se comunicam por rádio, assim se acontecer um acidente somente depois que ocorrer a queda é que o acionamento irá acontecer. Mais preocupante ainda – frisa Hansen - é que os acidentes poderão acontecer em locais próximos ao aeroporto , onde existem escola, posto de gasolina , supermercado etc”.

Nos dois simulados, em Viracopos e nos Amarais, o Samu montará um posto médico avançado, onde as vítimas serão reavaliadas, submetidas a procedimentos de hemodinâmica e, posteriormente, encaminhadas para os diversos hospitais da rede pública ou privada. Nesse tipo de treinamento, conforme explica o coordenador do SAMU 192, cada pessoa envolvida no socorro precisa conhecer as dificuldades e reconhecer seus limites e responsabilidades. Em ambos os simulados, as equipes médicas contarão com o apoio de uma viatura de desastre, com capacidade para atender até cem vítimas.

Esses treinamentos simulados, segundo Hansen, fazem parte do Plano Municipal de Desastre. O médico explica que, dependendo da quantidade de vítimas, outras áreas da saúde podem ativadas, como a Vigilância Sanitária, Almoxarifado, Defesa Civil, Hemocentro e outros apoios.

Participam dos simulados, além do SAMU 192, o Corpo de Voluntários de Emergência, Infraero, Grupamento de Resgate Aéreo de Urgência (Grau), Polícia Federal, 1ª Cia. do 47º Batalhão da Polícia Militar de Infantaria (BPMI), 11ª Brigada de Infantaria Leve, 9º Distrito Policial da Polícvia Civil do Estado de São Paulo, Polícia Rodoviária Estadual, Emdec, Setec, Defesa Civil, Rede Médica Hospitalar, Unicare Serviços Médicos e Serviço Aéreo Tático (SAT).