Saúde inicia capacitação de agentes de saúde para controle da dengue na cidade

29/12/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, em parceria com o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets), iniciou nesta quinta-feira, 29 de dezembro, na Estação Cultura, o trabalho de acolhimento e capacitação dos cerca de quinhentos Agentes Comunitários de Saúde que atuarão no controle da dengue em Campinas. Os encontros ocorrerão em cinco turmas de cem agentes e devem estar concluídos em meados de janeiro.

A capacitação estará a cargo de médicos e profissionais de saúde dos cinco Distritos de Saúde do município. Conforme explica Aloidé Ladeia Guimarães, coordenadora do Cets, os Agentes de Saúde receberão informações sobre a doença, a situação epidemiológica em Campinas e no País, além das ações de controle que serão desencadeadas.

“O papel desses agentes, que já começam a trabalhar neste mês de janeiro, será o de busca ativa de casos e o de verificação do índice de Breteau, que é o valor numérico que define a quantidade de larvas encontrada nas residências”. Segundo Aloidé, ao mesmo tempo em que ocorre o acolhimento e a capacitação, os Distritos de Saúde já começam a mobilizar as unidades de saúde para desenhar a estratégia para cada território.

Para a médica veterinária e sanitarista da Covisa, Andrea Von Zuben, a chegada desses agentes terá um impacto positivo no controle da dengue. Segundo ela, a cidade se prepara para um ano difícil em 2012, com possibilidade de epidemia.

“Consideramos a possibilidade de epidemia quando verificamos um aumento do número de casos em novembro deste ano, quando normalmente esse aumento começa no início do ano. Além disso – complementa – corremos o risco da ocorrência de casos mais graves da doença, pois já se verificou a circulação dos sorotipos 1, 2 e 3 na cidade”.

Andrea faz questão de destacar que as ações da Secretaria de Saúde só surtirão o efeito esperado se a comunidade se engajar nessa campanha e houver o comprometimento de todos. “É preciso que cada cidadão cuide de seu quintal e que todos façam sua parte”, advertiu a médica.

Situação da doença. Em 2011, Campinas enfrentou a segunda maior epidemia de dengue das últimas décadas, com 3.044 casos e uma morte. A primeira em número de casos ocorreu em 2007, com mais de 10 mil casos ou 1.089,4 por grupo de 100 mil habitantes. Além disso, neste ano, a cidade registrou 26 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

Volta ao índice de notícias