Febre maculosa: campanha começa em Sousas e Joaquim Egídio

03/12/2012

Autor: Du Badaró

A Prefeitura de Campinas realizou neste final de semana, dias 1 e 2 de dezembro, a Campanha de Conscientização e Prevenção à Febre Maculosa nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Partindo de locais estratégicos, duplas de agentes de saúde distribuíram panfletos e orientaram moradores e visitantes. A ação deve continuar por mais dois finais de semana, dias 8 e 9, 15 e 16 de dezembro.

Segundo a coordenadora do Centro de Saúde de Sousas Nicole Montenegro de Medeiros, a maior dificuldade está na falta de colaboração dos moradores. “Muitas vezes eles ignoram totalmente o risco que correm e ainda recusam-se a receber os agentes.” explica Nicole. “Mas no geral a campanha deste final de semana foi bem sucedida, distribuímos todos os 1.200 panfletos produzidos e teremos que imprimir uma quantidade maior para os próximas semanas”.

Febre maculosa

A febre maculosa, também chamada de febre do carrapato, é uma doença potencialmente fatal transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), também conhecido como carrapato-de-cavalo. O parasita tem como seu principal vetor de disseminação na região as capivaras que vivem próximas às regiões urbanizadas ou semi-urbanizadas. Os carrapatos podem transmitir a doença tanto em fase larval, “micuins” quanto na fase de ninfa, “vermelhinhos”, e, mais raramente, atacam o ser humano na fase adulta.

A maior parte dos contatos com o carrapato acontece em áreas gramadas ou de vegetação rasteira, onde o carrapato fica à espera de um hospedeiro. Que pode ser uma capivara, um outro animal ou um ser humano. Quando nas fases de larva ou ninfa, justamente quando oferecem maior risco ao ser humano, o carrapato-estrela o animal é minúsculo, quase imperceptível a olho nu.

Os primeiros sintomas ocorrem de 5 a 10 dias após o contato com o carrapato. Os principais sintomas da febre maculosa são febre, dor de cabeça forte, náuseas e falta de apetite. A febre maculosa pode ser muito difícil de diagnosticar em seus estágios iniciais, mesmo por médicos experientes que estejam familiarizados com a doença. Portanto recomenda-se procurar um posto de saúde caso apresente algum desses sintomas.

Fotos de Carlos Bassan

Volta ao índice de notícias