Centro de Reabilitação mostra, em evento, experiências positivas

04/12/2012

Autor: Amanda Romero

O Centro de Referência em Reabilitação Jorge Rafful Kanawaty (CRR) de Sousas realiza nesta terça-feira, 4 de dezembro, evento para mostrar à população as ações que o município vem adotando no tratamento de pessoas com deficiência. Durante a manhã, o evento acontecerá das 8h às 12h. As atividades realizadas nesse período serão repetidas à tarde, das 14h às 17h.

O evento é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal e Conselho Local das Pessoas com Deficiência e será realizado para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado oficialmente em 3 de dezembro.

As ações contam com vários parceiros que já fazem, diariamente, um trabalho na área de reabilitação da Secretaria de Saúde, como a Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais), a Fundação Síndrome de Down, a Apascamp (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Campinas), a Associação de Equoterapia de Campinas e Casa da Criança Paralítica de Campinas.

“Essa não é uma iniciativa apenas da equipe técnica do nosso centro de referência. As atividades são um esforço e uma conquista que parte de todo o movimento organizado da pessoa com deficiência. Tem a participação de todos na concepção do que vai acontecer”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Reabilitação de Campinas, Maria Luiza Ardinghi Brollo.

As entidades desenvolvem também a reabilitação dos usuários através do matriciamento, saindo de suas sedes e indo até as unidades de saúde e escolas para conversar e orientar pacientes e família. Nesse dia serão expostas as experiências positivas adotadas por elas, que podem servir de exemplo para as demais unidades e instituições que atuam na área.

Equoterapia

Para mostrar como a Equoterapia é feita, a Associação de Equoterapia de Campinas, vai levar seus cavalos ao Centro de Referência. O evento é aberto para todo o público e é gratuito.

O Centro de Reabilitação está localizado na Avenida Atílio Miato, 210, no Jardim Santana II, em Sousas, e conta com uma equipe multiprofissional, que trabalha de forma interdisciplinar buscando envolver as famílias, as unidades básicas de saúde e as comunidades no tratamento realizado. Também incentiva as iniciativas da comunidade que facilitem o desenvolvimento integrado e a inclusão da pessoa com deficiência. O contato pode ser feito pelo telefone (19) 3258-6011.