Novos membros da Cipa tomam posse no Hospital Mário Gatti

04/12/2012

Autor: Juliana Perrenoud e Tatiane Bueno

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (Cipa), gestão 2012-2014, tomaram posse nesta segunda-feira 3 de dezembro, no auditório do Ambulatório do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente do Hospital, Salvador Pinheiro e do diretor Técnico, Wilson Norato da Silva, os novos membros receberam das mãos da presidente da Cipa, Márcia Lenço, o certificado de conclusão de curso de cipeiro e um botton de identificação.

Segundo a Norma Regulamentadora 5 (NR5) a Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. “Desejo muita sorte aos membros da Cipa para que ajudem o Mário Gatti a continuar sendo uma referência em atendimento de urgência e emergência na Região de Campinas”, disse Pinheiro.

“Mais do que ressaltar a importância dos cipeiros, gostaria de exaltar a importância do trabalho voluntário que eles irão desenvolver. Saber que as pessoas estão fazendo isso pelo bem do Hospital, por acreditarem que podem melhorar o local onde trabalham é inspirador. Se cada um de nós desenvolvêssemos um trabalho voluntário, acredito que nossa realidade seria melhor”, falou Silva.

A presidente da Comissão espera contar com o envolvimento de todos os profissionais do Mário Gatti. “Nosso desafio aqui dentro é grande e contamos com a colaboração de todos os membros e funcionários do Hospital para termos um ambiente cada vez mais seguro para se trabalhar”, disse Márcia.

Para o segurança, vice-presidente da Cipa e candidato mais votado, Luiz Antônio dos Santos, o objetivo é maior. “Quero que essa gestão seja reconhecida como a que mais trabalhou para a integridade dos trabalhadores”, disse.

Treinamento

Seguindo a determinação da NR5, os novos cipeiros passaram por um curso de capacitação na última semana. Com duração total de 20 horas, o curso foi dividido em cinco dias e trabalhou assuntos como a NR32 (normativa que regula os serviços de saúde), doenças ocupacionais, equipamentos de proteção individual, doenças sexualmente transmissíveis, inspeção de ambiente de trabalho, ergnomia, NR5, entre outros.

Para Santos, o treinamento foi fundamental para compreender a importância da Cipa. "Se soubesse a importância da função de cipeiro no hospital, teria me candidatado antes", conta. Outro ponto citado pelo novo cipeiro foi a palestra sobre a NR32, que deve ser discutida ao longo dos primeiros meses da gestão. "A intenção é que a capacitação seja contínua e os cipeiros terão tarefas para conhecerem melhor a NR32", afirma a presidente da Cipa.

Para os próximos três meses, o desfio é a elaboração do mapa de risco de cada ala do hospital. Para isso, a primeira reunião será realizada no próximo dia 20 e os cipeiros deverão, durante seu horário de trabalho, identificar possíveis riscos para o trabalhador no hospital.

Confira os membros Gestão 2012/2014

Alexandre Outeiro Pinto
Amauri Lourenço dos Santos
Camila de Paiva Bueno
Claucia Regina B. Rodrigues
Cleilda Santana Balsan
Danilo Leandro Lopes Sanches
Divan Oliveira Brito Silva
Elizandra Lara Leite
Estela Maria Almeida Silva e Mello
Everaldo Cavalcante de Mendonça
Francisca das Chagas B.Silva
Henriqueta Teixeira C. Cattozzi
Juliana Dias de Oliveira Roman
Leonir José Fochi
Luciana Cristina O,Florian
Luiz Antônio dos Santos (vice-presidente)
Marcia Regina Lenço (presidente)
Maria Cristina C de Castro
Maria da Graça Nascimento Rael
Marlene Augusta Vilela Rezende
Nilza Pereira Marques da Silva
Patricia Carla Gomes Rocchett
Rosely Oliveira de Menezes
Valdecir Marcelino de Morais

Volta ao índice de notícias