Novos membros da Cipa tomam posse no Hospital Mário Gatti

04/12/2012

Autor: Juliana Perrenoud e Tatiane Bueno

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (Cipa), gestão 2012-2014, tomaram posse nesta segunda-feira 3 de dezembro, no auditório do Ambulatório do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente do Hospital, Salvador Pinheiro e do diretor Técnico, Wilson Norato da Silva, os novos membros receberam das mãos da presidente da Cipa, Márcia Lenço, o certificado de conclusão de curso de cipeiro e um botton de identificação.

Segundo a Norma Regulamentadora 5 (NR5) a Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. “Desejo muita sorte aos membros da Cipa para que ajudem o Mário Gatti a continuar sendo uma referência em atendimento de urgência e emergência na Região de Campinas”, disse Pinheiro.

“Mais do que ressaltar a importância dos cipeiros, gostaria de exaltar a importância do trabalho voluntário que eles irão desenvolver. Saber que as pessoas estão fazendo isso pelo bem do Hospital, por acreditarem que podem melhorar o local onde trabalham é inspirador. Se cada um de nós desenvolvêssemos um trabalho voluntário, acredito que nossa realidade seria melhor”, falou Silva.

A presidente da Comissão espera contar com o envolvimento de todos os profissionais do Mário Gatti. “Nosso desafio aqui dentro é grande e contamos com a colaboração de todos os membros e funcionários do Hospital para termos um ambiente cada vez mais seguro para se trabalhar”, disse Márcia.

Para o segurança, vice-presidente da Cipa e candidato mais votado, Luiz Antônio dos Santos, o objetivo é maior. “Quero que essa gestão seja reconhecida como a que mais trabalhou para a integridade dos trabalhadores”, disse.

Treinamento

Seguindo a determinação da NR5, os novos cipeiros passaram por um curso de capacitação na última semana. Com duração total de 20 horas, o curso foi dividido em cinco dias e trabalhou assuntos como a NR32 (normativa que regula os serviços de saúde), doenças ocupacionais, equipamentos de proteção individual, doenças sexualmente transmissíveis, inspeção de ambiente de trabalho, ergnomia, NR5, entre outros.

Para Santos, o treinamento foi fundamental para compreender a importância da Cipa. "Se soubesse a importância da função de cipeiro no hospital, teria me candidatado antes", conta. Outro ponto citado pelo novo cipeiro foi a palestra sobre a NR32, que deve ser discutida ao longo dos primeiros meses da gestão. "A intenção é que a capacitação seja contínua e os cipeiros terão tarefas para conhecerem melhor a NR32", afirma a presidente da Cipa.

Para os próximos três meses, o desfio é a elaboração do mapa de risco de cada ala do hospital. Para isso, a primeira reunião será realizada no próximo dia 20 e os cipeiros deverão, durante seu horário de trabalho, identificar possíveis riscos para o trabalhador no hospital.

Confira os membros Gestão 2012/2014

Alexandre Outeiro Pinto
Amauri Lourenço dos Santos
Camila de Paiva Bueno