Mais de 1,6 mil pessoas fizeram teste de HIV durante Campanha

04/12/2012

Autor: Diego Geraldo

De 22 de novembro até 1º de dezembro, 1.623 pessoas fizeram o teste para identificar a presença do vírus HIV. Os exames são parte da campanha “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde para incentivar o diagnóstico do vírus.

Durante o período, as unidade de Saúde incentivam o exame, além CTAs itinerantes em praças que chamaram a atenção da população no Centro.

Do total de exames, 935 foram feitos nos Centros de Saúde e 688 nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nos dois casos, os homens foram maioria.

“Cumprimos o objetivo que era realizar uma grande quantidade de exames, mas, além disso, falar sobre HIV e Aids. Só nas praças, testamos em dois dias o que fazemos em um mês no CTA do Centro. Vale também destacar que como temos um programa muito atuante e consistente durante todo o ano, muitos testes são realizados independentemente de campanha”, analisou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Cláudia Barros.

Exames

Apesar do fim da campanha, Campinas continua disponibilizando testes de HIV o ano todo. Segue locais e horários:

- Teste Convencional para diagnóstico de HIV nos 63 Centros de Saúde da cidade. O telefone 156 orienta sobre a unidade mais próxima, assim como o período de funcionamento.

- Teste rápido no Centro de Referência DST/Aids de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua Regente Feijó, 637, no Centro.

- Teste rápido no Hospital Ouro Verde, ao lado do ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Avenida Ruy Rodrigues 3434, Jardim Ouro Verde.

Fotos de Carlos Bassan

Volta ao índice de notícias