Devisa confirma mais um caso de tuberculose

06/12/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) confirmou mais um caso de tuberculose em um bebê nascido no Hospital e Maternidade Madre Theodora entre janeiro e junho de 2012. A criança fazia parte do grupo que passou por investigação em novembro.

Desde 25 de setembro, quando começaram os exames, foram examinadas 525 crianças. Destas, 13 foram diagnosticados com tuberculose e 49 apresentaram infecções latentes (quando o paciente tem o bacilo, mas não desenvolve a doença).

Portanto, no total, das 525 crianças, 463 não apresentaram nenhum problema. As outras 62, que têm a doença ou infecção latente, estão sendo tratadas na rede pública de Saúde com antibióticos administrados durante seis meses.

As providências - exames e, posteriormente, tratamento - foram iniciadas depois que a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou, em agosto deste ano, um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio deste ano, além de uma funcionária, foram diagnosticadas com a doença em abril e agosto deste ano.

Volta ao índice de notícias