Saúde alerta para cuidados com viroses de Verão

11/12/2012

Autor: Amanda Romero

No Verão é comum a ocorrência de viroses gastrointestinais, aquelas que fazem mal ao trato digestivo e causam diarreia e enjoo. Quando não tratadas devidamente podem acarretar desidratação grave, principalmente em crianças e idosos.

Neste período a incidência dessas viroses aumenta porque as pessoas se expõem com mais frequência a situações com agentes que as desencadeiam, como explica Rodrigo Angerami, infectologista da Secretaria Municipal de Saúde "No calor as pessoas devem ter o cuidado redobrado em relação aos alimentos, já que com as altas temperaturas, é mais fácil que haja a multiplicação de bactérias e vírus. Temos também de atentar para o consumo de sucos e bebidos com gelo, já que não sabemos a procedência da água usada para fazê-lo", explica.

O infectologista explica que é preciso ficar atento à evolução desses casos virais em idosos e em crianças, que devido à perda de eletrólitos, potássio e cálcio podem desenvolver desidratação. No caso dos idosos, os sintomas mais evidentes são sonolência e agravamento de outras patologias como as cardíacas, diabetes e disfunções renais, eles ficam apáticos. Já as crianças, além de sonolentas, apresentam dificuldade para se alimentar, ficam com a língua seca e diminui o brilho dos olhos.

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo. "É importante beber água e suco de algumas frutas, evitando o consumo de isotônicos, que apresentam muita química. É melhor retirar as vitaminas e minerais dos sucos." afirma a nutricionista da secretaria, Rosana Nogueira.

Outra opção pra se manter hidratado é fazer o soro caseiro. "O soro caseiro deve ser feito na hora de tomar, ser armazenado em um recipiente limpo e com tampa; pode ser tomado um pouquinho a cada 20 minutos, mais ou menos", explica Rosana. Para fazer o soro é indicado que a cada litro de água filtrada seja dissolvido duas medidas de açúcar e uma de sal, utilizando uma colher especifica.

Angerami ainda orienta que, em casos de desidratação, a população deve procurar por um dos 63 centros de saúde da cidade e não por hospitais e pronto-atendimentos. "A maior parte desses casos tem tratamento simples. O tratamento da diarreia não necessita antibiótico, apenas da reposição de eletrólitos e vitaminas. Uma medida efetiva é a utilização do soro de reidratação, disponível gratuitamente nas unidades", afirma.

Volta ao índice de notícias