Mário Gatti disponibiliza acupuntura para tratamento de dores

19/12/2012

Autor: Tatiane Bueno

Há três anos Maria das Graças Heleotérico sofria com dores constantes nas costas, dormência nos braços e mãos e formigamento no pescoço. Ao procurar um médico, descobriu que estava com um desgaste na coluna cervical e que tinha duas opções: cirurgia ou acupuntura. Ela escolheu a segunda. Hoje, Maria das Graças se considera 90% livre do problema. “Eu não conseguia dormir por causa das dores. Hoje tenho mais ânimo para tudo, principalmente para trabalhar”, conta.

Oferecer acupuntura como tratamento complementar à população foi uma iniciativa dos ortopedistas e clínicos do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), há sete anos. Os pacientes, em grande parte, são encaminhados pelo próprio hospital, mas muitos também vêm encaminhados de outras áreas da rede pública.

As causas mais comuns das indicações são os problemas osteoarticulares (hérnia, LER, tendinites), musculares e dores – como o caso de Francisca Maria Gonçalves Ranagnani, que faz acupuntura para tratar bursite, uma inflamação nos ombros que provoca tendinite e pode romper os tendões.

“Para mim, o principal benefício da acupuntura é que não tenho mais dores. Como já não tomava remédio para a dor, eu tinha que conviver com ela.” Depois de seis meses de tratamento, Francisca pode trabalhar mais tranquila, sem sofrer.

A coordenadora técnica da área de acupuntura do HMMG, Silvana Simão, explica que além do tratamento de dores, a acupuntura também é uma terapia complementar para tratar hipertensão, diabetes, sinusite, rinite, enxaqueca, entre outras doenças crônico-degenerativas.

“A acupuntura estimula terminações nervosas e faz o organismo produzir substâncias autorreguladores que equilibram o organismo, pois não trata só o sintoma, mas sua causa”, explica a doutora.

Casos como o de Maria das Graças e Francisca são mais comuns do que se imagina. Os médicos acupunturistas do HMMG atendem, em média, 150 pacientes por mês. Os atendimentos, divididos pelos três médicos, são realizados às segundas e terças-feiras, no período da manhã, e às quintas e sextas-feiras no período da tarde.

Volta ao índice de notícias