Prefeitura inaugura novo prédio do Centro de Saúde do Jardim Rosália

19/12/2012

Autor: Amanda Romero e Diego Geraldo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro, as novas instalações do Centro de Saúde (CS) Rosália. A unidade, que antigamente atendia 5 mil moradores da região, passou a dar assistência a 7.3 mil usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

O novo CS absorverá imediatamente a demanda da Vila Régio (2.255 pessoas) e futuramente a das Chácaras Anhanguera (260 pessoas) e Vila Francisca (1.828 pessoas), áreas que atualmente estão sendo atendidas pelo CS Padre Anchieta.

“O CS Rosália nasceu há dez anos como módulo do CS Anchieta. Funcionava em um espaço muito pequeno. Mas apesar das limitações e dificuldades, atendíamos a população com todo o cuidado necessário. Hoje temos um espaço com salas e iluminações adequadas”, diz Cláudia Carezzato, coordenadora da unidade.

O prédio atual conta com nove consultórios, número duas vezes maior do que o antigo módulo, onde seis médicos e três enfermeiros se dividiam em apenas três salas. Hoje o conta com duas salas de acolhimento, que não existiam na antiga casa onde funcionava a unidade, duas salas para ginecologia, duas para pediatria, três para clínica geral, uma para Odontologia, com espaço e cadeiras para três dentistas, além de salas de vacina, informática, farmácia e almoxarifado.

As melhorias do novo espaço físico possibilitaram melhor qualidade no atendimento aos usuários e também melhores condições de trabalho aos funcionários “Na antiga casa, onde aconteciam os atendimentos, não havia infraestrutura nem espaço para nos organizarmos e armazenarmos documentos. Todos os dias os enfermeiros tinham que ir de kombi à Prefeitura para trazer prontuários. No fim do expediente, a viagem se repetia”, conta Cláudia.

A falta de espaço se complicava pelas péssimas condições prediais com infiltrações, mofo e rachaduras.

A auxiliar de enfermagem, Maria aparecida da Silva Trevisan, atua na região há 28 anos. “No inicio, quando ainda atendíamos pelo Anchieta, tínhamos de fazer visita para aplicar vacina com isopor na mão. Mas eu fazia com gosto, por amor à profissão”, conta a enfermeira.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, diz que a inauguração é muito importante para a Pasta. “Quando assumi a secretaria, em janeiro de 2012, várias obras estavam paradas. Esta estava em ritmo muito lento. Conseguimos, então, destravar o que estava no Jurídico e pagar a empresa. As novas instalações só melhoraram a qualidade do atendimento à população e as condições de trabalho dos funcionários”, comenta.

História

Em 2002, a região do Rosália ganhou uma unidade de Saúde da Família, o espaço atuava ainda de forma vinculada ao CS Padre Anchieta. Esta foi uma reivindicação da população que tinha muita dificuldade de acesso ao CS, por estar afastada do Anchieta, que se baseava na determinação da Secretaria de Saúde de levar os serviços para perto da população.

Apenas em 2007 a unidade foi viabilizada com a parceria da população que, por meio da sua associação de bairro, comprou uma casa e cedeu para que a Prefeitura montasse o novo serviço. “A casa era apertada e tinha apenas três quartos pequenos, que funcionaram como consultórios improvisados”, lembra a coordenadora Cláudia.

Na época, a sala de espera era a entrada da casa e, um corredor do quintal, onde também se fazia a aferição de pressão arterial e medida de glicemia capilar. Divisórias no quintal do fundo criaram espaços para a realização de consultas, exames, inalação e vacinação, curativos, entre outros procedimentos.

Em 2008 teve inicio a construção da nova unidade e em maio desse ano o CS Rosália já estava instalado no novo prédio e atendendo a população. A obra é resultado de uma demanda do Conselho do Orçamento Participativo.

Guerreiros

A marca ou o diferencial do CS Rosália é a trajetória de sua equipe reconhecida pelos usuários e moradores do bairro como 'guerreiros'. O adjetivo se justifica: desde o início do Módulo, a equipe do Rosália enfrentou ruas de terra e de difícil acesso, desbravou barracos e ocupações para conhecer os moradores e suas carências e desenvolveram ações na promoção à saúde, na prevenção e no atendimento a doentes e, ainda, valorizar a educação em saúde de todas as pessoas da família, com ênfase para gestantes, crianças e idosos.

A equipe do Rosália era composta por um médico de família, um pediatra, um ginecologista, um enfermeiro, quatro auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários iam de casa em casa para cadastrar as famílias e, se necessário, a equipe médica era acionada para ir até a residência prestar assistência à saúde dos cidadãos.

Em 2009, a coordenadora do CS, Cláudia Carezzato, atuava na unidade como médica. “Eu fazia acupuntura e homeopatia nas cadeirinhas do lado de fora da casa, mas não deixava de dar uma assistência aos usuários”, conta.

A enfermeira, Helena H. Watanabe, participou de todas as mudanças ocorridas no processo de implantação do Rosália. “A melhor coisa foi o vínculo com os pacientes, foram 10 anos de trabalho, que nos permitiu criar um vínculo muito forte com a população daqui isso é fazer saúde da família. Essas dificuldades e a área delimitada permitiram que a gente conhecesse a população”, explica Helena.

A unidade funciona atualmente das 7h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Os telefones são (19) 3282.3505 e (19) 3282.3111. O endereço é rua Luan Carlos Domingos da Glória, n. 15, no Jardim Rosália 1. Colaborou: Marina Avancini

Fotos de Fernanda Sunega