Devisa confirma mais nove casos de infecção latente em bebês

20/12/2012

Autor: Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) confirmou mais nove casos de infecção latente de tuberculose (quando o paciente tem o bacilo, mas não desenvolve a doença) em bebês nascidos no Hospital e Maternidade Madre Theodora entre janeiro e junho de 2012.

Desde 25 de setembro, quando começaram os exames, foram diagnosticados 13 casos de tuberculose e 64 infecções latentes. No total, foram atendidas 727 crianças, sendo que 649 não apresentaram nenhum problema. Um paciente ainda está em investigação.

O tratamento da tuberculose é feito na rede pública de Saúde com três antibióticos administrados durante seis meses. Os casos de infecção latente são tratados com um antibiótico, também durante seis meses.

Em agosto de 2012 a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas detectou um possível surto de tuberculose no Hospital e Maternidade Madre Theodora. Três crianças nascidas na unidade de saúde em fevereiro e maio deste ano, além de uma funcionária, foram diagnosticadas com a doença em abril e agosto deste ano.

Volta ao índice de notícias