Prefeitura leva informatização aos centros de saúde Capivari e São Marcos

20/12/2012

Autor: Marina Avancini e Sérgio Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta quinta-feira, dia 20 de dezembro, a informatização dos centros de Saúde Capivari e São Marcos. Com as novas unidades, a cidade passa a ter três centros de saúde informatizados.

O secretário-chefe de gabinete, Alcides Mamizuka, principal articulador do programa, mostrou-se satisfeito com os primeiros resultados da informatização. Ele lembrou que o seu papel foi unir os principais setores da Prefeitura na busca deste objetivo comum. “Eu consegui juntar as pontas e dar o nó, mas a adesão dos servidores foi fundamental. Os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do programa são os trabalhadores da saúde.”, avaliou.

Ele ressaltou que as novas ferramentas tecnológicas colocam os serviços prestados aos usuários da saúde em um patamar superior, contribuindo para a melhoria da gestão e do atendimento. “Já temos indicadores que mostram melhoria no atendimento e no acesso à informação, o que nos dá a certeza de que este é o caminho certo para aprimorarmos a área da Saúde”, afirmou Mamizuka.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, disse que a informatização é resultado de um trabalho iniciado no começo do ano, com o Centro de Saúde Santo Antônio. “O processo facilita a vida dos trabalhadores e oferece à população um atendimento mais rápido e ordenado”, afirmou.

A cooperação da equipe e a disposição para aprender também foram destacadas pela coordenadora do CS Capivari, Rita Botcher. “Nós todos lutamos juntos para tornar a informatização uma realidade. Hoje temos computadores em todas as salas, o que torna o trabalho mais ágil e eficiente”, disse.

A coordenadora do CS São Marcos, Valéria Ceriani, compartilha a opinião de Rita e acrescenta que a informatização vai facilitar e agilizar o atendimento da unidade. “O projeto valoriza a equipe e o centro de saúde”, comentou.

O gestor do projeto pela Informática de Municípios Associados S/A (IMA), Andreiwid Corrêa, destacou que a primeira experiência, realizada com o CS Santo Antônio, permitiu um grande aprendizado para a equipe de técnicos da empresa e, consequentemente, possibilitou a correção e melhoria das ações que foram implementadas nas unidades Capivari e São Marcos.“Hoje estamos entregando uma versão aprimorada do processo de informatização na Saúde, na qual os profissionais que estão na ponta do atendimento puderam contribuir para que formatássemos um modelo que suprisse com muita exatidão as suas necessidades”, explicou.

Conexão

As duas unidades tiveram a capacidade de conexão com a Internet ampliada de um para três Mbps (megabit por segundo) real, ou seja, com esta banda garantida contratualmente em 98% do tempo. Com isso, a conexão com a internet fica mais rápida e segura. Em ambas, houve a instalação de infraestrutura de dados e elétrica, bem como de access points (equipamentos utilizados para instalação de rede sem fio WiFi), permitindo o acesso gratuito dos usuários à internet em toda a área das unidades, que passam a se tornar pontos do programa Campinas Digital.

O Centro de Saúde São Marcos recebeu 34 estações de trabalho, que são compostas por microcomputadores, monitores, leitores de código de barras, teclado e mouse. O CS Capivari, por sua vez, recebeu 23. As novas máquinas possuem 4 gigabytes de memória e monitores de 22 polegadas, e estão adequadas às atividades desenvolvidas na unidade a partir da informatização total.

As unidades também receberam tablets com conexão 3G para dar apoio ao trabalho dos agentes de saúde, sendo que o Capivari recebeu 13 equipamentos deste tipo, enquanto que o São Marcos recebeu 17. Eles irão facilitar o trabalho dos agentes, que têm entre suas atribuições a realização de visitas nos domicílios com pacientes acamados. Antes, estes agentes tinham que registra todas as suas atividades de campo em papel e, depois, passar todas as informações para o computador. Com os tablets, eles inserem os dados diretamente no sistema, evitando retrabalho.

Também foram entregues uma impressora a laser e uma multifuncional, além de duas impressoras especialmente dedicadas para a confecção do Cartão SUS, para cada unidade. Um notebook foi disponibilizado para cada coordenador e cada unidade ainda recebeu um scanner para digitalização dos prontuários dos pacientes. Completa o pacote de digitalização total, treinamento para a equipe na utilização dos equipamentos e software, além dos insumos necessários à sua operação.

Fotos de Fernanda Sunega