Mais de 1,9 mil pessoas realizam teste para identificação do HIV

06/12/2013

Autor: -

Em Campinas, apenas nos primeiros cinco dias da campanha “Fique Sabendo”, realizada de 25 a 29 de novembro, mais de 1.900 pessoas realizaram o teste para identificar a presença do vírus HIV. Promovida pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids, em parceria com a Secretaria de Saúde, o objetivo incentivar a população a realizar a testagem para obter o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus que causa a doença.

Durante o período, foram realizados 1.092 testes convencionais nos Centros de Saúde, dentro desse número, 70% dos exames foram feitos em mulheres, com a faixa etária predominante entre 20 a 39 anos. Dos 30% de homens que procuraram pelo exame estão com idade entre 30 a 59 anos. “Dentro da rede, quem optou pelo teste é quem já acessa as unidades básicas de saúde, por isso a faixa etária de homens foi mais alta, os mais jovens costumam buscar os Centros de Testagens”, explica a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Cláudia Barros.

Os testes rápidos, em que o paciente tem o diagnóstico em cerca de uma hora após um aconselhamento, foram realizados em 826 pessoas ao todo e, dentro desse número, 55% fazia o exame pela primeira vez. Diferente dos convencionais, essas testagens tiveram maior procura por homens, que representam 70% do público com faixa etária de 25 a 39 anos, em maioria. Os 30% de mulheres que buscaram o exame correspondem, em maioria, à mesma faixa etária, de 25 a 39 anos.

Dezembro

O Centro de Referência em DST/Aids do município realizou nos três primeiros dias dessa semana, de 2 a 4 de dezembro, 84 testes para o diagnóstico do HIV número que passou por um aumento de 40% em suas realizações de rotina. “Passamos da média de 60 testagens rápidas, realizadas em três dias, para 84 testagens feitas nesse mesmo intervalo de tempo. O aumento nesse número demonstra que a campanha cumpriu seu papel, pois nós buscamos um aumento das testagens fora do período das campanhas também, como o que começou a acontecer agora”, explica a coordenadora Cláudia.

A coordenadora ainda enfatiza que a população deve procurar pelo exame sempre que necessitar, pelo menos uma vez na vida, e fazer o uso do preservativo em todas as relações sexuais que tiverem. Em Campinas, mesmo após o término da campanha, os testes rápidos para HIV podem ser feitos nos dois centros de testagem do município, um localizado no Centro de Referência em DST/Aids, na Rua Regente Feijó, nº 637 e o outro dentro do Complexo Hospitalar Ouro Verde, que fica na Avenida Rui Rodrigues, nº 3.434. Todos os 63 Centros de Saúde da cidade oferecem o teste convencional para a identificação da doença.