Serviço de Atenção às Dificuldades de Aprendizagem encerra ano com festa

11/12/2013

Autor: -

Com atividades voltadas para os usuários e seus familiares, o Serviço de Atenção às Dificuldades de Aprendizagem (SADA), equipamento da Secretaria de Saúde de Campinas lotado na Policlínica III, reúne nesta quarta-feira, 11 de dezembro, cerca de 150 pessoas para uma festa de confraternização.

O evento, que já é tradicional no encerramento de cada ano, acontece das 9h às 12h, na quadra poliesportiva da Guardinha, na avenida Amoreiras, 165, no Parque Itália.

Como em toda festa, há comes e bebes para os presentes, mas o centro das atenções são as oficinas de boneca de papel, pipa, bijuterias, pintura corporal e contação de histórias, que atraem grande número de interessados.

Será realizada também uma atividade chamada Movimento Vital Expressivo, técnica que visa promover a integração entre usuários e familiares por meio de movimentos corporais.

“Essas festas que fazemos todos os anos têm por objetivo selar mais um ciclo que se encerra e avaliar as perspectivas para o próximo ano, tanto para os usuários como para seus familiares e funcionários”, explica a coordenadora da Policlínica III, Valéria Cristina Figueiredo.

De acordo com a coordenadora, para 2014, o serviço pretende fazer uma reorganização dos trabalhos e ampliar a participação das escolas e dos centros de saúde no reconhecimento e encaminhamento de novos usuários.

SADA.

O SADA presta assistência integral a crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 16 anos que enfrentam dificuldades em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. São pessoas com histórico de fracasso escolar que, por este motivo, passaram a apresentar baixa auto-estima, desmotivação para a escolarização e para o envolvimento com os processos gerais de aprendizagem; e com quadros neurológicos ligados à aprendizagem.

A unidade conta com uma equipe formada por profissionais na área de psicologia, fonoaudiólogia, terapia ocupacional, educador social e assistente social. Os atendimentos são em grupos terapêuticos, semanais, quinzenais e mensais, de acordo com cada caso. Pais e professores e profissionais da rede também recebem orientação e são envolvidos no processo terapêutico.

Das 150 crianças e adolescentes atendidos neste ano, 16 tiveram alta e estão aptos a desenvolver as atividades escolares com autonomia.

O SADA atua para promover redes de atenção com envolvimento das áreas da saúde, educação, assistência, cultura e outras. Também são promovidas ações preventivas no âmbito de matriciamento em espaços distritais. Os usuários chegam ao serviço oriundos das unidades da rede básica, que seguem o Guia Orientador para Encaminhamento ao SADA.

O SADA fica na Policlínica III na avenida prefeito Faria Lima, 90, parque Itália. Os telefones da unidade são 3273-9151 e 3273-5945.

Volta ao índice de notícias