Secretaria de Saúde recebe prêmio nacional de inovação

12/12/2013

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas acaba de receber o prêmio Inovasus 2013, do Ministério da Saúde, no valor de R$ 200 mil reais. O projeto “Dimensionamento de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de Campinas” foi escolhido como o primeiro em sua categoria e ficou em segundo na classificação geral, na qual concorreu com 131 iniciativas do Brasil inteiro.

O concurso Inovasus tem por objetivo identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas pelos governos estaduais e municipais no âmbito do SUS. O prêmio será aplicado na área de Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES).

O projeto consistiu em dimensionar todos os profissionais da Atenção Básica de Saúde SUS do município para os próximos anos, em todas as categorias: médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários de saúde, profissionais da área de farmácia, administrativos, dentistas, saúde bucal e mental.

Segundo a autora, doutora em saúde coletiva e coordenadora do projeto de dimensionamento do DGTES, Elisabet Pereira Lelo Nascimento, o trabalho é complexo. “Ele se inicia pela distribuição populacional entre as unidades, sendo classificada de acordo com a vulnerabilidade, o que determina o número de habitantes por unidade de referência. Esse resultado poderá servir de base para dimensionar todas as categorias profissionais”, explica Elisabet.

O dimensionamento é uma ferramenta importante para a gestão, no que diz respeito à definição orçamentária, adequação de recursos humanos, realização de concursos públicos, prioridade de vagas e irá auxiliar a composição do quadro de profissionais para os próximos anos. “Ele já foi apresentado e discutido em todos os níveis da gestão da Secretaria Municipal de Saúde e à Comissão da Atenção Básica do Conselho Municipal de Saúde”, disse a autora.