Simulado prepara equipes para atendimento de múltiplas vítimas

12/12/2013

Autor: -

As arquibancadas do Brinco de Ouro da Princesa, estádio de futebol do Guarani, na manhã desta quinta-feira, dia 12 de dezembro, foram palco da simulação de uma tragédia com múltiplas vítimas realizada pelo Samu/192 de Campinas, com a participação de equipes das áreas de saúde, de trânsito e de segurança do município, CIMCamp, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além de profissionais do Samu de outras cidades da região.

Cerca de 200 figurantes, entre eles estudantes do ensino fundamental, das redes pública e privada, e universitários dos cursos de medicina e enfermagem, atuaram como voluntários na simulação. Este foi o maior simulado realizado até então no município.

O objetivo foi preparar as equipes para uma situação real de tragédia com múltiplas vítimas, em qualquer circunstância, seja em campo de futebol, desabamento, acidente de carro ou de ônibus, avião ou trem.

O Simulado faz parte do Plano Integrado de Gerenciamento de Assistência Humanitária, visando melhor capacidade de resposta do poder público em caso de desastre; do Plano de Contingência na área da saúde no Atendimento a Desastres com Múltiplas Vítimas; e da preparação para apoio de saúde durante a Copa 2014. Além disso, integra as ações desenvolvidas por Campinas como Cidade Resiliente.

A tragédia simulada ocorreu depois de uma explosão nas arquibancadas, durante uma partida de futebol. O jogo foi interrompido e as equipes de saúde foram acionadas. Vários torcedores ficaram feridos, houve correria, situação de pânico e gritos de dor. O resgate e o socorro das vítimas começou ainda nas arquibancadas e, para parecer mais real, os voluntários, “supostas vitimas”, foram maquiados e receberam apetrechos que simulavam vários tipos de fraturas, escoriações e traumas graves.

Atendimento

As equipes do Samu classificaram os pacientes de acordo com a gravidade. As vítimas foram colocadas em cima de lonas de cores amarela, verde e vermelha, estendidas no gramado do estádio. Na lona verde foram colocados pacientes com pequenos ferimentos. No próprio local foram feitos curativos e imobilizações.
Com auxílio do corpo de bombeiros e de equipes de saúde de unidades móveis de socorro privado, enfermeiros e médicos separaram na lona amarela vítimas com necessidade de cirurgias, principalmente ortopédicas, sem risco de morte. No local, as pessoas receberam os primeiros atendimentos.

Numa lona vermelha, foram colocados pacientes com risco de morte e que necessitavam de transporte imediato para uma unidade médica de urgência. Sete pacientes nessas condições foram levados para o Hospital Municipal Dr. Mario Gatti. O transporte das vítimas foi feito por unidades de suporte avançado do Samu e pelo Grupo de Resgate de Atendimento de Urgência (GRAU), do Corpo de Bombeiros. Um helicóptero Águia, da Policia Militar, participou da simulação fazendo o transporte de duas vítimas para o Hospital de Clínicas (HC) a Unicamp, único de Campinas com heliponto.

Gustavo Cunha, estudante do segundo ano de medicina, um dos voluntários do simulado, fez uma avaliação positiva do treinamento. “A experiência foi ótima porque, na condição de vítima, pude observar melhor como deve ser feito o socorro adequado”, disse.

Resultado

Para o supervisor administrativo do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Marcelo Cardimone, a simulação serviu para que o Guarani avalie a adoção de medidas importantes de segurança. Uma delas, segundo ele, é a construção de uma passarela móvel que facilite o resgate das vítimas. “Aceitamos a sugestão do Samu para a colocação da passarela no fosso e vamos continuar a buscar melhorias e a identificar questões que necessitam de correção”, disse.

Para o diretor do Samu de Campinas e coordenador municipal do Serviço de Urgência e Emergência, o médico emergencista José Roberto Hansen, a preparação das equipes de resgate e o socorro às vitimas de tragédias é fundamental para o melhor atendimento.

“O Samu de Campinas vem se preparando para o atendimento adequado em várias circunstâncias de tragédias com múltiplas vítimas. O simulado no estádio de futebol é importante também pela aproximação da Copa do Mundo”, afirmou.

A simulação foi documentada por fotos e vídeos e, agora, fotografias e imagens serão analisadas. Segundo Hansen, as avaliação servirão para otimizar as ações, durante atendimentos de grandes proporções.

Crédito: Divulgação
Equipe coloca vítima na lona amarela para atendimento no local

Crédito: Divulgação
Tumulto na arquibanda simulou acidente