Novidades

Novidade

07/10/2016

Notícia - Rosa com Ciência: cientistas discutem o câncer de mama

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo participa da realização do “Rosa com Ciência”, que consiste em uma série de palestras gratuitas sobre câncer de mama. A primeira palestra foi realizada na terça-feira, 4 de outubro, em que cientistas de Campinas deixaram seus laboratórios para um bate-papo com leigos, estudantes, pesquisadores de diversas áreas acadêmicas e um público bastante diverso, para tratar os avanços da ciência básica e aplicada na pesquisa do câncer de mama.

O “Rosa com Ciência” é gratuito e aberto ao público. A realização do evento faz parte da programação do “Outubro Rosa”, evento mundial de conscientização sobre o câncer de mama. As palestras acontecerão todas as terças-feiras do mês, sempre às 20h, no Echos Studio Bar, no distrito de Barão Geraldo. A próxima será na terça-feira, 11 de outubro, com o tema Mastectomia Preventiva com os palestrantes Gustavo Antônio de Souza e Clarissa Lima Loureiro (veja a programação abaixo).

“Essa exitosa iniciativa foi possível a partir de uma parceria com o NumiLabs, startup de geração de conteúdo educacional e científico, uma das responsáveis pela coordenação do Pinf of Science no Brasil; o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), por meio de seu Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), as Faculdades de Ciências Médicas e de Engenharia Elétrica da Unicamp, o Instituto Imana Campinas e a curadoria da Secretaria Municipal de Saúde”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho.

O objetivo dos encontros é falar informalmente sobre temas científicos. “A ideia é esclarecer dúvidas sobre o diagnóstico do câncer e divulgar pesquisas recentes relacionadas ao tema”, explica a coordenadora do Programa da Saúde da Mulher, Celina Sollero.

As cientistas do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio/CNPEM), Adriana Franco Paes Leme e Sandra Martha Gomes Dias garantiram o sucesso do primeiro encontro. Tratou-se sobre a Biologia Celular aplicada ao entendimento das alterações metabólicas de uma célula de câncer e a Espectrometria de Massas aplicadas ao estudo de sistemas biológicos, conformando o tema “Bases Moleculares do Câncer de Mama”.

O gerente de Inovação do CNPEM, Rodrigo Guerra, reforçou o apoio dos laboratórios nacionais em iniciativas que aproximem a ciência do público. “Nos surpreendemos com a receptividade e o bom nível da discussão. Ganhamos todos”, disse.

Os encontros utilizam o formato do consagrado Pint of Science - festival internacional de divulgação científica que nasceu na Inglaterra em 2013 para falar de átomos, genes, vírus, cérebro, sociedade, tecnologia, sustentabilidade, planetas, galáxias e muito mais de maneira informal.

 

Programação:

 

11 de outubro (3ª F)
Tema: Mastectomia Preventiva
Palestrante 1: Gustavo Antônio de Souza
Palestrante 2: Clarissa Lima Loureiro

18 de outubro (3ª F)
Tema: Relacionamento Afetivo e Câncer
Palestrante: Sophie Françoise Mauricette Derchain
Palestrante: Maria Alves de Toledo Bruns

25 outubro (3ª F)
Tema: Terapia de Reposição Hormonal e Câncer de Mama
Palestrante: Fernando Brandão

Encerramento: Sílvia Regina Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini, que falará  sobre câncer em geral.

Serviço:  Rosa com Ciência
Datas: 04, 11, 18 e 25 outubro de 2016 (terças-feiras)
Horário: 20h
Local: Echos Studio Bar (rua Agostinho Pátaro, 56, Barão Geraldo, Campinas)

 

Voltar a lista de novidades