Novidades

Novidade

02/12/2016

Notícia - Projeto com universitários alerta população contra a dengue

 

O projeto-piloto “Multiplicadores Universitários”, da Prefeitura de Campinas, implantado de modo experimental no segundo semestre deste ano, concluiu sua primeira etapa com um promissor saldo positivo: cinco estudantes de nível superior da PUC-Campinas compartilharam conhecimentos e atitudes preventivas contra a dengue, o Zika Vírus e a chikungunya com 150 pessoas nas regiões Norte, Sudoeste e Sul de Campinas. 

A ideia é avançar mais no ano que vem, ampliando o número de estudantes de nível superior e de cidadãos alcançados pelo projeto. Iniciado no dia 28 de setembro deste ano, na Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), a iniciativa “Multiplicadores Universitários” visa estruturar turmas de estudantes de nível superior das mais variadas formações acadêmicas para qualificá-los na conscientização do público em geral. A ideia agora é convidar, a cada semestre, mais universidades a participar da iniciativa, e novas turmas serão criadas em 2017 com o mesmo propósito. 

O projeto consistiu em uma capacitação de 18 horas aula com os alunos da PUC-Campinas. Diversos especialistas da Prefeitura auxiliaram na preparação para transmitir conhecimentos sobre as medidas necessárias para prevenir a dengue, o Zika Vírus e a chikungunya. A coordenação do treinamento ficou a cargo da enfermeira Priscilla Bacci, coordenadora do Programa de Arboviroses da Vigilância em Saúde Norte, da Secretaria Municipal de Saúde, e do professor Juliano Mello, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Após o processo educativo, os alunos tinham como missão ministrar duas horas aula sobre o conteúdo assimilado em unidades da Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária) na cidade. 

A primeira aula dos alunos formados pelo projeto “Multiplicadores Universitários” ocorreu na noite de 23 de novembro, na Emef Edson Luiz Lima Souto, na Vila San Martin, e contou com a presença de 100 pessoas, entre alunos da Fumec e comunidade. A apresentação foi comandada pelos universitários Nicolas de Campos Leme Corrêa e Thaís Caroline Venâncio de Oliveira. A aula seguinte ocorreu no dia 29 de novembro, no Centro Profissional Tancredo Neves, no Jardim Campos Elíseos, com a estudante Maria Rosa dos Santos, com cerca de 20 pessoas. No dia 30 de novembro, a classe foi no Salão Paroquial da Igreja Santo Antonio, na Ponte Preta, com as estudantes Rosane Silvério Paulino e Maria Neide Rodrigues, com um público de 30 pessoas. 

Durante as duas horas da capacitação, os estudantes falaram das características do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de todas as três doenças, dos cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto, dos sintomas das enfermidades e da importância da mobilização cidadã para enfrentar esse problema de saúde pública.

 

Voluntariado

A iniciativa do projeto “Multiplicadores Universitários” abrange uma estratégia mais ampla, de convidar a sociedade civil a unir forças pela garantia da saúde pública.  As iniciativas envolvem não só a comunidade acadêmica, mas também entidades beneficentes. O objetivo é, por meio da comunicação direta com o público, sensibilizar a população em geral, mas principalmente aquelas pessoas que vivem em áreas mais vulneráveis.  

Uma outra ação expressiva nessa área que trabalha o voluntariado ocorreu no dia 7 de setembro deste ano, quando 130 integrantes da Organização Não-Governamental “Mãos que ajudam”, instituição associada à igreja Mórmon, distribuíram 20 mil folhetos às pessoas que transitavam pelo Terminal Central.  

“Eles procuraram o Transforma Campinas e mostraram interesse em atuar para conscientizar o público sobre arboviroses”, explicou Sandra Ciocci, primeira-dama e líder do movimento Transforma Campinas (www.transformacampinas.com.br). 

Os voluntários do “Mãos que ajudam” passaram por uma capacitação ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde e assumiram o compromisso de, para além da iniciativa do feriado da Independência, difundir a conscientização contra as arboviroses no contato com o público em geral. 

Uma terceira ação vem se desenvolvendo desde outubro: as entidades beneficentes Instituto Padre Haroldo, Projeto Filhos e Creche Nova Jerusalém se uniram, por meio do projeto Transforma Campinas, à Prefeitura e à comunidade do Buraco do Sapo, no Jardim Novo Flamboyant, para a realização de ações de conscientização na comunidade, que reúne aproximadamente 3 mil pessoas, no dia 16 de dezembro. No dia seguinte, 17 de dezembro, sábado, haverá pela manhã um grande mutirão comunitário no local.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Conclusão da capacitação dos alunos da PUC-Campinas na EGDS

Crédito: Manoel de Brito
Aula de prevenção contra arboviroses no San martin

Crédito: Antônio de Oliveira
Capacitação no Jardim Campos Elíseos

Crédito: Antônio de Oliveira
Conscientização no bairro Ponte Preta