Novidades

Novidade

09/01/2017

Notícia - Raiva em morcego desencadeia prevenção nas regiões Norte e Leste

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Vigilâncias em Saúde (Visa) Norte e Leste e Centro de Saúde Eulina, realiza nesta terça-feira, 10 de janeiro, um conjunto de ações contra a raiva nos bairros Jardim Chapadão, Guanabara e Vila Nova.

De acordo com o médico veterinário Felipe Vita Pedrosa, da Visa Norte, as atividades acontecerão a partir das 8h e incluem ações educativas, levantamento da população e cobertura vacinal de gatos e cachorros dos bairros, além de visitas a estabelecimentos veterinários (clínicas, pet shops, laboratórios, entre outros).

As ações foram desencadeadas em razão da confirmação de um caso de raiva em um morcego no Jardim Chapadão, em dezembro de 2016, pelo laboratório do Instituto Pasteur, referência para a doença no Estado de São Paulo. A expectativa é que dois mil imóveis sejam visitados – 800 na região Leste e 1.200 na Norte – durante a operação desta terça.

Em caso de chuva, as ações serão transferidas para outra data.

Orientações

A UVZ recomenda que as pessoas nunca toquem nos morcegos. No caso de aparecimento do animal em situação anormal, ou seja, caído (vivo ou morto), pendurado em local com incidência de luz solar ou dentro das residências, os técnicos da UVZ devem ser acionados por meio do telefone 3245-1219. Fora do horário comercial, a população deve acionar a Defesa Civil, no telefone 199.

Vacinação

Os donos de animais que perderam a campanha de vacinação contra a raiva, podem procurar o posto fixo no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, na Rua das Sapucaias, s/nº, na Vila Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h.

Casos

No ano passado foram confirmados 13 casos de raiva em morcegos.

Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais desta espécie. Em 2014 e 2016, houve um caso de raiva felina em cada ano. O isolamento viral indicou que os três animais foram infectados com o vírus da raiva transmitido por morcegos.

A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é considerada fundamental. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981. 

“Nossa maior preocupação é em relação ao ciclo aéreo da doença, ou seja, o vírus circulando entre os morcegos. Por isso, é muito importante que as pessoas mantenham os cães e gatos vacinados, pois a reintrodução da raiva em humanos pode acontecer por meio do contato das pessoas com animais domésticos infectados por morcegos”, explica o veterinário da UVZ, Ricardo Conde Alves Rodrigues.

 

Voltar a lista de novidades


Foto: Donos devem manter vacinação dos animais atualizada
Crédito: Luiz Granzotto