Novidades
Novidade |
07/02/2017 |
Notícia - Campinas terá megamutirão de combate ao Aedes aegypti no dia 18
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu nesta terça-feira, 7 de fevereiro, prefeitos e representantes de municípios da região para o lançamento do 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é resultado de uma parceria com a EPTV. O mutirão será em 18 de fevereiro e acontecerá simultaneamente nas 317 cidades da área de cobertura da EPTV (regiões de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas Gerais), que representam uma população de 11 milhões de pessoas. “Será uma campanha forte contra as arboviroses, que envolve toda a região. Em 2015 tivemos 1.463 casos de dengue. Em 2016 foram 400. Neste ano, até agora, confirmamos quatro. Os números mostram que o trabalho tem dado resultado, mas nós não podemos arrefecer. Temos que continuar a combater o mosquito para que a gente possa ter as nossas cidades livres de epidemias. Essa parceria é muito importante para divulgar as ações e pedir o apoio da população”, afirma o prefeito. Cada prefeitura decidirá como a cidade irá participar. As atividades incluem ações de informação, educação e mobilização social, como mutirões de remoção de criadouros, ações nas escolas, entre outras. Os locais onde a ação acontecerá, assim como os participantes (servidores e/ou voluntários), serão indicados pelas administrações municipais. “A EPTV tem obrigação de estar junto à população e às autoridades públicas para melhorar a situação sanitária da região. Faremos um grande mutirão em 18 de fevereiro. Essa é uma obrigação de toda a população e é fundamental que cada um na sua cidade faça um trabalho para diminuir o drama que os municípios vivem”, disse o diretor geral da EPTV, Antonio Carlos Coutinho Nogueira. Em 2016, Campinas confirmou 3.542 casos de dengue, redução de 95% em comparação com 2015, quando a cidade confirmou 65.634 casos.
Ações em Campinas Campinas realiza diariamente ações de combate ao Aedes aegypti. São mil pessoas atuando em campo. Às sextas-feiras, os agentes de saúde contam com o apoio de homens do Exército. Cada semana, a ação, que conta com retirada de criadouros e trabalho educativo, acontece em uma região e tem a participação de 20 soldados. Aos sábados são realizadas atividades para reduzir as pendências das casas que os agentes não conseguiram vistoriar durante a semana porque os moradores estavam ausentes. Esta estratégia ocorre desde 3 de setembro de 2016 e é importante porque um imóvel não trabalhado pode acumular criadouros.
Ações de combate ao Aedes aegypti em 2016: - Foram realizadas 1.305.979 visitas domiciliares, o que dá praticamente uma visita para cada morador de Campinas. - Foram teladas 42.391 caixas d’água. - Foram removidas 6.552 toneladas de entulhos pela Secretaria de Serviços Públicos.
|
![]() Crédito: Fernanda Sunega Prefeito fala do trabalho que Campinas tem feito no combate às arboviroses |
![]() Crédito: Fernanda Sunega Secretário de Saúde apresenta dados das ações em Campinas
|
![]() Crédito: Fernanda Sunega Material foca na conscientização
|
![]() Crédito: Fernanda Sunega 'A luta é de todos nós' é o mote da campanha
|
![]() Crédito: Fernanda Sunega Ação será realizada em 317 municípios
|