Novidades

Novidade

20/02/2017

Notícia - Jonas participa do 2º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti

 

O prefeito Jonas Donizette participou do 2° Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, em parceria com a EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas. A ação aconteceu na manhã de sábado, 18 de fevereiro, no Parque Dom Pedro II. Em outros 34 bairros da cidade também houve atividades desenvolvidas por agentes de saúde. Dos 14.532 imóveis visitados, 9.871 foram vistoriados. 

Primeiramente, o prefeito visitou a sala de situação montada pela Defesa Civil e prestigiou uma exposição dos trabalhos desenvolvidos com os alunos de até 5 anos, na CEI Bem Querer Professor Pierri Weil. Depois percorreu o entorno, e foi até um terreno, na Avenida Arymana, onde um trabalho de limpeza foi realizado. 

Na creche, a IMA (Informática dos Municípios Associados) apresentou o aplicativo inédito no Brasil: o Sistema IMA Arboviroses Campinas que contribuirá nas ações de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Mapas, na elaboração dos relatórios para análises. O objetivo desse sistema é gerar mapas aos profissionais da saúde com informações precisas, como a localização dos casos suspeitos dessas doenças. Com isso, um trabalho que antes era feito manualmente, agora será informatizado, reduzindo significativamente o tempo para reunir as informações necessárias para combater o mosquito. “Este trabalho representa um esforço conjunto de várias áreas no controle dos casos de dengue na cidade. É a tecnologia a favor da saúde e da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito. 

Para esta ação na cidade, foram mobilizadas pelo menos 600 pessoas, entre profissionais da saúde, equipes de Serviços Públicos, Defesa Civil, Sanasa, IMA, reeducandos e voluntários do Transforma Campinas e do Orçamento Cidadão. “Esse trabalho unido junto à população demonstra a importância do compromisso e da responsabilidade de cada um no combate ao Aedes”, disse a coordenadora de Projetos Sociais e voluntária do Transforma Campinas, Maria Aparecida Vilela.  

Em Campinas, os casos de dengue vêm diminuindo desde 2015. No ano passado, a cidade confirmou 3.542 casos da doença, redução de 95% em relação a 2015. Já em janeiro deste ano, foram confirmados 5 casos.  

A ação aconteceu simultaneamente nas cidades da área de cobertura da EPTV nas regiões de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e sul de Minas Gerais.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Prefeito Jonas Donizette e secretário de Saúde, Carmino de Souza



Crédito: Carlos Bassan
Prefeito conversou com agentes de saúde

 


Crédito: Carlos Bassan
Jonas cumprimenta pessoal da IMA

 


Crédito: Carlos Bassan
Prefeito participa de vistoria na casa da dona Benedita

 


Crédito: Carlos Bassan
Reeducandos fazem limpeza de terreno