Novidades

Novidade

12/04/2017

Notícia - Saúde encerra nesta quinta-feira capacitação sobre febre amarela

 

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) encerrou nesta quarta-feira, 12 de abril, no Salão Vermelho da Prefeitura, o Seminário Municipal de Febre Amarela. Para atingir o maior número de profissionais da saúde, o evento foi realizado em três dias (5, 11 e 12 de abril), todos com o mesmo conteúdo. Mais de 750 pessoas participaram da capacitação, organizada para preparar os profissionais da saúde para lidar com a doença. 

O principal objetivo do seminário foi atualizar os profissionais de saúde sobre febre amarela, situação epidemiológica e epizoótica da doença no Brasil e na região de Campinas. Também foram abordados temas como o perfil de transmissão, manejo clínico de casos suspeitos, indicações, contraindicações e reações adversas à vacina. 

“Este seminário é importante no sentido de fortalecer a rede de assistência à saúde e tirar dúvidas sobre o programa de vigilância de febre amarela do município”, afirmou Andrea Von Zuben, diretora do Devisa. 

Entre os assuntos explanados no seminário, a veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Tosca de Lucca, ressaltou que o ciclo atual da doença é o silvestre e explicou como a UVZ obteve a confirmação da febre amarela em três macacos na área rural de Campinas. O médico epidemiologista André Ribas Freitas também participou da capacitação. Ele relatou o histórico da doença no País e no Estado de São Paulo e reforçou que a única forma de prevenção à febre amarela é através da vacina.
 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Andrea Von Zuben, diretor do Devisa: importância é tirar dúvidas sobre o programa