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10/04/2017

Manuais e fichas do CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde são atualizadas com o lançamento da versão 3.2.80 e estabelecimentos devem manter dados atualizados sob pena de cancelamento de seu cadastro.

 

Com o lançamento da nova versão do CNES, a 3.2.80, os estabelecimentos devem estar ainda mais atentos a atualização e correção dos dados informados.

As informações estão sendo cada vez mais verificadas pelo aplicativo do Ministério da Saúde,e caso uma unidade tenha dados inconsistentes, após 6 meses o seu cadastro é cancelado.

O estabelecimento com inconsistências não tem suas informações enviadas no lote mensal enviado ao Ministério da Saúde e até o final deste ano o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, podem proibir o repasse financeiro das operadoras de saúde para os estabelecimentos nesta situação.

Nesta nova versão os dados de CPF e CNPJ são verificados junto a Receita Federal de forma automática e se ocorrer incorreção o estabelecimento que não corrigir os dados terá seu CNES cancelado.

Da mesma forma, os estabelecimentos com problemas no vínculo de seus profissionais (fato que ocorre com todos os CNES antigos que não vem sendo atualizados de forma constante) também estão sendo colocados como inconsistentes e iniciam o prazo de 6 meses para cancelamento.

Muitos estabelecimentos não possuem informações básicas como e-mail e telefone para que possam ser contatados, e além disso, são mais de 2.500 estabelecimentos e 30.000 profissionais cadastrados, sendo assim é importante que cada um verifique a sua situação e busque sempre manter os dados atualizados, especialmente em função do CNES ser a informação oficial de cada estabelecimento e profissional junto ao Ministério da Saúde.

Para saber sobre a sua situação o estabelecimento pode enviar e-mail para o endereço saude.cnes@campinas.sp.gov.br.

 

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