Novidades

Novidade

25/04/2017

Notícia - Saúde faz capacitação para atendimento de casos suspeitos de tuberculose

 

A Secretaria Municipal de Saúde promove nesta terça-feira, 25 de abril, no Salão Vermelho da Prefeitura, a capacitação Atualização em Tuberculose. A ação faz parte das atividades do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, e foi destinada a médicos da atenção básica e centros de referência. Em maio, a capacitação será estendida a profissionais de enfermagem.  

A capacitação foi ministrada pela médica infectologista Sumire Sakabe, do Centro de Referência e Tratamento DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, e teve como principal objetivo atualizar e orientar profissionais da saúde para tratamento, acompanhamento e ações que devem ser adotadas em casos suspeitos. 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos tornam mais grave esse cenário. 

No Brasil, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O país ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. 

Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a tendência de queda em ambos os indicadores pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Carlos Bassan
Médica do Centro de Refe^rncia e Tratamento DST/Aids Sumire Sakabe