Novidades

Novidade

19/05/2017

Notícia - SAMU 192 Campinas participa do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Autoria: Coordenação SAMU

 

O SAMU 192 Campinas, foi convidado a participar do evento que marcou o ato de conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes desenvolvidas na Praça Ruy Barbosa, nesta quinta-feira, 18 de Maio, para demonstrar ações de primeiro-socorros indispensáveis nos primeiros minutos de atendimento às vítimas que exigem uma abordagem imediata, principalmente em casos de parada cardio respiratória, convulsões e engasgo.

O evento, que vem sendo realizado há alguns anos, tem a organização da Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A atividade tem apoio da Prefeitura de Campinas e participação de representantes de Organizações Governamentais (OGs), Organizações não Governamentais (ONGs) e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Nesta quinta, a praça Ruy Barbosa ficou repleta de tendas para exposição e divulgação dos serviços e programas que atendem esse público nas diversas regiões do município.

E foi em uma delas que os instrutores do SAMU 192, com muita criatividade e de forma lúdica, ministraram cursos com noções básicas de primeiros-socorros, como abordagem às vítimas, como proceder e como acionar o socorro. Além de exposição dos equipamentos usados nos atendimento do SAMU 192 Campinas.

É muito bom ministrar curso em um evento como este, que conta com a participação de crianças, jovens e adultos, porque assim conseguimos atingir todas as faixas etárias”, disse Patrícia Holik, instrutora do SAMU 192.

Para o Coordenador do SAMU 192 Campinas, José Roberto Hansen, este tipo de atividade acaba envolvendo além das crianças e adolescentes, os pais, os organizadores e as pessoas que circulam pela praça, todos acabam aprendendo como reconhecer uma situação de emergência, iniciar os primeiros socoros e acionar adequadamento o SAMU.

A promotora de eventos Anésia Miranda Veloso, de 65 anos, que foi ao centro da cidade para comprar tecido, aproveitou para dar uma paradinha e participar da demonstração de massagem cardiaca. “Por um minuto perde-se uma vida. É bom saber o que fazer em casos de urgência, até a chegada da ambulância”.
 

Do dia 18 de maio

Instituído pela Lei Federal nº. 9970/00, foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em razão do crime, cometido nesse dia no ano de 1973, que comoveu toda a nação brasileira. O caso ficou conhecido como "Crime Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo.

 

Voltar a lista de novidades