Novidades

Novidade

26/05/2017

Notícia - Em Campinas, vacinação contra a gripe é prorrogada para o dia 9 de junho
Autoria: PMC

 

O Ministério da Saúde prorrogou para até o dia 9 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que teve início no dia 17 de abril. Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde o esforço é alcançar a meta de vacinação que é de 90%. Até o momento, o país atingiu 60,5% da meta prevista. Em Campinas foram aplicadas, até o dia 24 de maio, 196.654 doses, o que representa 61% do público alvo de 322.642. As doses estão disponíveis nos 63 centros de saúde da cidade. 

A prorrogação foi anunciada nesta quinta-feira, dia 25, durante reunião da Comissão dos Intergestores Tripartites (CIT) e teve como motivo a baixa adesão do público-alvo à campanha. A decisão possibilita mais uma oportunidade para quem ainda não se vacinou contra a gripe para se proteger contra a doença. 

 

Números 

Em 2016, 316.642 pessoas foram imunizadas em Campinas, o que representou, na época, 98% de cobertura vacinal. 

A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia. A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Valéria Jardini, explica que as pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose. 

Para tomar a vacina, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos devem apresentar receita ou prescrição médica. 

Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa, de acordo com a programação dos Centros de Saúde. Os que são assistidos pelas unidades de saúde serão avisados por telefone sobre a data da aplicação da vacina. 

 

Influenza 

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno. 

Por isso, é muito importante a adoção de medidas que previnem a transmissão: 

- Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento 

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal; 

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; 

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; 

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; 

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; 

- Manter os ambientes bem ventilados; 

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; 

- Se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evite manter suas atividades cotidianas; 

- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); 

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; 

- Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.

 

Voltar a lista de novidades