Novidades

Novidade

01/06/2017

Notícia - Centro de Saúde com 23 consultórios é inaugurado no São Bernardo
Autoria: PMC

 

Uma população de 48 mil pessoas da região do São Bernardo passa a receber atendimento médico e odontológico no novo Centro de Saúde entregue na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Denominada CS Zizi Cintra Junqueira, a unidade foi construída em área cedida pela prefeitura. 

A obra, iniciada em julho do ano passado, foi executada pela Faculdade São Leopoldo Mandic, que doou o prédio para a administração municipal. A unidade de saúde está funcionando desde maio e incorporou o CS Faria Lima, que funcionava no mesmo prédio da Policlínica 3, próximo ao Hospital Mário Gatti. 

“Este é o maior centro de saúde da rede. A São Leopoldo Mandic elaborou o projeto junto com funcionários da unidade, e depois fez uma grande obra. A gente precisa ter o médico cada vez mais perto das pessoas. Se o médico conhece o histórico dos pacientes, tem muito mais condições de fazer um diagnóstico preciso. Estamos investindo em reforçar a Atenção Básica na cidade”, afirmou o prefeito ao entregar o CS São Bernardo. 

A Faculdade São Leopoldo Mandic terá no novo CS um campo de estágios para seus estudantes de medicina e odontologia. O local será, também, um centro formador de residentes de Medicina Geral de Família e Comunidade. 

“A São Leopoldo Mandic está muito orgulhosa do resultado final que está, agora, à disposição dos moradores de Campinas. Investimos para termos estrutura de ponta no atendimento à população e, também, para darmos aos nossos estudantes e profissionais as melhores condições para que eles sejam capacitados e se tornem profissionais completos e humanos”, afirmou o diretor geral da faculdade, José Luiz Junqueira.

 

Estrutura 

Para dar conta de uma área de cobertura com 48 mil pessoas, o CS São Bernardo tem 23 consultórios médicos para atendimento da Medicina Geral da Família. Essas salas são equipadas para atender clínica geral, pediatria, ginecologia e saúde mental. 

Outros três consultórios são destinados ao atendimento dentário e estão dotados de equipamento completo. O prédio tem, ainda, uma sala de videoconferência e um auditório para 80 pessoas, que servirá para eventos acadêmicos, capacitação e também será aberto ao público.  

Uma biblioteca digital receberá todo acervo da faculdade para consulta dos funcionários. O espaço conta, também, com salas de curativos e coletas de exames, salas de urgência e emergência, salas de inalação, de vacinas e de pequenos procedimentos. 

O prédio também abrigará sala de reunião de agentes comunitários, farmácia com atendimento exclusivo, recepção principal com sala para arquivo de prontuários e, para conforto dos usuários, um espaço de espera antes dos atendimentos médicos. 

 

Histórico 

O CS São Bernardo começou a ser construído em 2011, mas a construção foi interrompida em 2012 devido a irregularidades. O prédio precisou ser demolido para que a nova obra fosse iniciada.  

A ideia da atual administração era dar continuidade à obra paralisada, mas os erros anteriores fizeram com que a construção já iniciada tivesse que ser demolida e o projeto refeito. Entre outras irregularidades, estava, por exemplo, o fato de cadeiras de rodas não passarem nos estreitos corredores da unidade.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Luiz Granzotto
Junqueira, da S. Leopoldo Mandic, e o prefeito Jonas, no corte da fita
 

Crédito: Luiz Granzotto
CS São Bernardo é o maior da rede
 

Crédito: Luiz Granzotto
Prefeito falou que a Saúde exige investimentos permanentes
 

Crédito: Luiz Granzotto
Unidade tem consultórios para tratamento dentário completo
 

Crédito: Luiz Granzotto
Moradora antiga do bairro