Novidades

Novidade

27/06/2017

Notícia - Campinas vacina homens e mulheres de todas as idades contra hepatite B
Autoria: PMC

 

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra Hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres de qualquer faixa etária poderão receber a dose nos 63 centros de saúde de Campinas. A vacina é a medida de prevenção mais eficaz contra a doença. 

Para ter a proteção garantida são necessárias três doses. A segunda deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses depois da primeira. A vacina é segura e não tem contraindicação.

 

Sobre a doença 

As hepatites são doenças que atacam o fígado. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, causada por um vírus, que também pode ser transmitido pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicates de unha, agulhas, materiais cirúrgicos e odontológicos e materiais utilizados para colocações de piercings ou realização de tatuagem.

Por isso, é importante que as pessoas usem preservativo em todas as relações sexuais, não compartilhem escovas de dentes, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos, hemodiálise e ao fazer tatuagem ou colocar piercing.

A Hepatite B, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. A doença, se não tratada, pode, com o passar dos anos, evoluir para cirrose do fígado e até mesmo câncer de fígado. Por isso, é importante o diagnóstico precoce da doença, que pode ser feito com um exame de sangue, disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Assim como o exame, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais também estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Voltar a lista de novidades