Novidades

Novidade

03/07/2017

Notícia - Saúde realiza mutirão de exames do pulmão para asma e enfisema
Autoria: Assessoria de Imprensa PMC

 

Margarida de Oliveira Felipe, de 60 anos, experimentou o cigarro pela primeira vez aos 12 anos e desde então nunca mais parou. Fumante assumida, o seu organismo já dá os primeiros sinais de que está mais do que na hora de largar o vício. “Eu sinto muita canseira e tenho tosse. Pela manhã parece que vou morrer”, comentou. Margarida era uma das 210 pessoas que estiveram na manhã de sábado, 1º de julho, no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, para participar do mutirão dos exames de espirometria.

O exame avalia a condição dos pulmões, detectando, principalmente, doenças como asma e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), também conhecido como enfisema pulmonar. O mutirão é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Sociedade de Pneumologia do Estado de São Paulo. “O DPOC tem uma prevalência de 16% na população brasileira”, explicou o médico pneumologista Paulo Roberto Tonidandel.

O público alvo da campanha são pessoas que ficaram expostas à fumaça, e os tabagistas. “Temos os casos de exposição ocupacional, os trabalhadores que atuam com fogão a lenha, pizzaiolo, bombeiros e até os pedreiros, por conta do pó do cimento, por exemplo”, enumerou, o especialista.

O mutirão contou com a participação de 15 profissionais da saúde. “Esses pacientes já passaram pelo centro de saúde anteriormente. Os médicos que o atenderam detectaram alguma propensão a uma destas doenças e os encaminharam para cá”, contou o pneumologista. Os exames foram divididos em duas etapas: na primeira, o paciente fazia um teste de sopro que, por meio de um gráfico, media a capacidade dos pulmões. Em seguida, tomava um broncodilatador e repetia o exame.

O laudo médico com o resultado dos exames ficará pronto em até 20 dias. A partir dele, o paciente será orientado pelo médico que indicou o exame sobre o melhor tratamento.

Essa foi a 3ª Campanha de Espirometria. A próxima será realizada no segundo semestre deste ano. 

Voltar a lista de novidades

 

Crédito: Fernanda Sunega

Exame avalia capacidade pulmonar.

 

Crédito: Fernanda Sunega

Equipe médica da prefeitura e do estado se uniram para o mutirão.

 

Crédito: Fernanda Sunega

O grupo selecionado para o exame também recebeu orientações e material informativo.