Novidades

Novidade

12/07/2017

Notícia - Saúde realiza ação contra raiva em três bairros nesta quinta-feira
Autoria: Assessoria de Imprensa PMC

 

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Vigilância em Saúde (Visa) Norte e Centro de Saúde Village, em Barão Geraldo, realiza nesta quinta-feira, 13 de julho, um plano de ações contra a raiva nos bairros Vila das Garças, Chácaras Leandro e Piracambaia II. As atividades acontecerão entre 9h e 16h. 

De acordo com a médica veterinária Tosca de Lucca, coordenadora da UVZ, as medidas foram desencadeadas depois da confirmação de um caso de raiva em morcego no bairro Vila das Garças. 

As ações incluem visitas em cerca de 400 imóveis para levantamento do número de cães e gatos e a situação vacinal desses animais, além de orientação à população. 

Se as equipes encontrarem imóveis fechados, uma nova ação será realizada na manhã de sábado, 15 de julho. 

Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para outras datas. 

Vacinação

 A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Campinas será realizada em setembro e início de outubro. As vacinas serão aplicadas em dois finais de semana: em 23 e 24 de setembro, nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste, e nos dias 30 de setembro e 1º de outubro nas regiões Sul e Leste. A lista com a relação dos postos de vacinação poderá ser consultada, a partir de setembro, no site da Prefeitura e pelo telefone 156. Devem ser vacinados animais a partir de três meses de idade. 

 De acordo com a coordenadora da UVZ, a preocupação atual é com a possibilidade da transmissão da raiva por meio de morcegos. “Todos os anos Campinas registra casos de morcegos infectados pelo vírus da raiva na área urbana. Estes animais se alimentam de frutos e insetos, mas podem, uma vez infectados, transmitir o vírus a animais e ao ser humano”, explica. 

 A coordenadora da UVZ afirma que é muito importante que os cães e gatos sejam vacinados contra a raiva anualmente. “A vacina é necessária até para os animais que não saem de casa, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis”, diz.

 Precauções

 Em caso de morcegos mortos ou comportamento estranho dos animais, a população deve acionar a UVZ por meio do telefone (19) 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes horários, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. 

 A coordenadora da UVZ afirma que é considerado comportamento estranho os morcegos que voam durante o dia, que ficam pendurados em locais com a incidência direta de luz solar direta ou que estejam caídos no chão. A orientação da Secretaria de Saúde é nunca tocar em um morcego. 

 Casos

 Em 2015, Campinas registrou um caso de raiva canina, 33 anos após o último registro em animais desta espécie. O isolamento viral indicou que este cão foi infectado com o vírus da raiva transmitido por morcegos. Neste mesmo ano seis morcegos e um herbívoro foram diagnosticados com a doença.

 Em 2014, depois de 15 anos, foi registrado um caso de raiva felina na região Norte do município. Em 2016, outro caso da doença em gato foi confirmado na região Sudoeste. Nos dois casos, os animais contraíram o vírus de morcegos. 

 Neste ano, até julho, foram confirmados sete casos da doença em morcegos.

 A raiva é uma doença letal em 100% dos casos, inclusive nos humanos. Por isso, a vacina anual em cães e gatos é importante. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.

 Em Recife (PE), foi confirmado, no início deste mês, um caso de raiva humana. Uma mulher de 36 anos morreu em razão da doença no final de junho. Ao socorrer um gato, ela foi mordida (não procurou atendimento em uma unidade de saúde) e contraiu o vírus. Os exames detectaram que a mulher foi infectada com o vírus da raiva de morcegos, ou seja, foi um caso de transmissão secundária (morcego – gato/cão - homem). O primeiro registro de transmissão secundária da raiva aconteceu em 2001, em Dracena (SP).

Voltar a lista de novidades

 

Crédito: Luiz Granzoto

Ação contra a raiva acontecerá nesta quinta, das 9h às 16h.