Novidades

Novidade

14/09/2017

Notícia - Dia D da Campanha de Vacinação de crianças e adolescentes será no sábado
Autoria: PMC

 

Campinas promove no próximo sábado, 16 de setembro, o dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos. Todos os Centros de Saúde vão abrir das 8h às 17h para atender a população que não pode ir às unidades durante os dias úteis. Estão sendo oferecidas 17 vacinas do calendário de imunização do Ministério da Saúde.

A Campanha de Multivacinação começou no dia 11 de setembro e vai até o dia 22 deste mês em todos os Centros de Saúde. É uma estratégia que busca atualizar a carteira de vacinas das pessoas até 15 anos de idade. No município, a população nesta faixa etária é de cerca de 230 mil pessoas. É importante levar a carteira de vacinas, pois somente com este documento é possível conferir as doses em atraso.

Nesta campanha, a Secretaria de Saúde quer chamar a atenção para a dose contra o HPV. Devem tomar esta vacina meninas com idade entre 9 e 14 anos, 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 15 anos incompletos. São duas doses, sendo a segunda seis meses depois de iniciado o esquema de vacinação.

A Secretaria também quer lembrar a população da vacina contra a meningite C, para meninos e meninas entre 12 e 13 anos. “As pessoas devem comparecer aos locais de vacinação para atualizar as carteiras”, diz Gláucia Margoto, enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa) e coordenadora municipal do Programa de Imunização.

Gláucia afirma que manter a carteira de vacinas em dia é muito importante, pois foi através das vacinas que o Brasil conseguiu controlar e até mesmo erradicar várias doenças, como a poliomielite, por exemplo. Em Campinas, o último caso deste agravo foi na década de 1980.

Informações sobre os locais de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156.

 

Voltar a lista de novidades


Crédito: Arquivo/Secom
Podem ser vacinadas crianças e adolescentes até 15 anos