Novidades

Novidade

29/09/2017

Notícia - SAMU 192 Campinas participa do simulado de emergência aeronáutica
Autoria: Coordenação SAMU

 

O SAMU 192 Campinas participou nesta quinta-feira,  28 de setembro, do simulado de Emergência Aeronáutica – ESEA 2017. A equipe participou das atividades com 50 funcionários, 11 ambulâncias, além do Posto Médico Avançado. Dentro da viatura, fica organizado material para atendimento de até 100 vítimas.

O SAMU 192 Campinas contou com a participação de 200 pessoas, de órgãos públicos e empresas privadas, tanto no atendimento como no transportes das vítimas. Foram eles: SAMU 192 Hortolandia, SAMU 192 Sumaré, Prefeitura de Indaiatuba, residentes Unicamp, residentes PUC, JC ambulâncias, Unimed Help, Medicar, Concessionárias de rodovias da região, Setc, Escola de aviação Pro Flight e Fly Center.

O Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica é uma das atividades de treinamento mais importantes em situações de acidentes de grandes proporções. O exercício simulou que uma aeronave sofreu um incêndio ,após o pouso, envolvendo 40 vítimas, sendo que 8 delas foram de fato encaminhadas para os hospitais.

Este ano, a Coordenação do SAMU 192 Campinas convidou os hospitais para participar internamente, treinando suas equipes de trabalho num simulado do Plano de Desastre, para deslocar os pacientes da área de atendimento de urgência para outro local e liberar o espaço para o recebimento das possíveis vítimas e outras ações locais também voltadas a facilitar esses recebimentos.

Para o coordenador do SAMU 192 de Campinas, o médico emergencista José Roberto Hansen, a ideia é de treinar e preparar os hospitais para atender múltiplas vítimas ou desastres.

Na avaliação do coordenador, o exercício foi bom e eficiente. “Diante da sobrecarga dos serviços de saúde, devemos estar preparados para eventuais situações, agir com calma, organização e preparar os espaços, para receber as vitímas ", disse.

Hospitais que participaram do simulado recebendo vítimas:

Hospital Maternidade Celso Pierro - PUCC

HC – UNICAMP

Hospital Municipal Dr Mario Gatti – HMMG

Hospital Augusto de Oliveira Camargo - HAOC – Indaiatuba

Unidades de Pronto Atendimento de Campinas – UPA's

 

Voltar a lista de novidades