Novidades

Novidade

05/06/2018

Notícia - Ação no Sesi Amoreiras promove saúde e prevenção de acidentes
Autoria: Equipe SAMU

 

O Samu 192 Campinas participou no sábado, dia 26 de maio, de uma ação voltada à prevenção dos acidentes de trânsito e promoção da saúde, no Sesi Amoreiras. O evento foi realizado dentro da campanha Maio Amarelo, mês dedicado a conscientização sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A ação teve a parceira do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)e das faculdades de Nutrição e Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), além do próprio Sesi.

Entre as atividades realizadas durante o evento estavam verificação de pressão arterial e glicemia, orientação nutricional, além de demonstração de primeiros socorros como massagem cardíaca, manobras para desengasgo e orientações de como agir em casos de convulsões. Também houve entrega de materiais informativos de segurança no trânsito.

O Movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha mobiliza órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, propondo ações coordenadas entre poder público e sociedade civil. O símbolo do Movimento é um laço, na cor Amarela.

Os acidentes rodoviários matam 1,2 milhão de pessoas por ano, no mundo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária também apontam que 90% dos acidentes são causados por desatenção, imprudência e imperícia.

 

Voltar a lista de novidades